Conheça o museu do Doraemon: o Fujiko F. Fujio Museum

O museu Fujiko F. Fujio é dedicado a vida e obra desse grande mestre do mangá que ficou mundialmente famoso por Doraemon.

Fujiko F. Fujio é o pseudônimo de Hiroshi Fujimoto, nascido na província de Toyama em 1933

Em 1969, Fujiko F. Fujio começa a publicar o mangá infantil Doraemon pela editora Shogakukan. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar do autor e de seus outros trabalhos, e nunca tenha assistido ao anime ou lido o mangá, com certeza você já se deparou com a imagem do gato azul robô alienígena mais famoso do Japão, não é mesmo?

Doraemon é tão famoso que em 2008, o Ministério de Relações Exteriores do Japão o apontou como o primeiro “embaixador do anime” do país. O ministro justificou a nova decisão como uma tentativa de ajudar as pessoas em outros países a compreender melhor o anime japonês e a aprofundar seu interesse na cultura japonesa. A ação do Ministério de Relações Exteriores confirma que Doraemon veio a ser considerado um ícone cultural japonês.

Em 2002, o personagem de anime foi aclamado como um herói asiático em uma reportagem especial conduzido pela revista Time Asia. Doraemon foi um dos convidados para a apresentação japonesa durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.


Leia também


A origem de Doraemon

Em dezembro de 1969, Doraemon começa a ser publicado em seis revistas infantis diferentes de forma simultânea. E como cada revista era voltada para uma idade escolar em específico, Fujiko criava seis histórias a cada mês.

Desde o princípio, em 1969, as histórias foram sendo reunidas e posteriormente publicadas em quarenta e cinco volumes entre os anos de 1974 e 1996, tendo uma circulação de 80 milhões de cópias até 1992. Além disso, Doraemon apareceu em uma variedade de séries de mangá pela Shōgakukan.

Em 2005, a Shōgakukan publicou uma série de mais cinco volumes do mangá sob o título Doraemon+ (Doraemon Plus), que não foram encontrados nos primeiros quarenta e cinco volumes. A série é uma das series com mais audiência no Japão.

O museu

O museu Fujiko F. Fujio é obrigatório para os fãs de Doraemon e todas as outras obras do criador.

No museu, que fica na cidade de Kawasaki, província de Kanagawa, você encontrará muitas obras originais do autor, poderá ver sua mesa de trabalho, uma sala onde você pode relaxar e ler mangás, salas de jogos para crianças e adultos, um teatro onde você pode assistir animações originais e ainda encontrará estátuas em tamanho real dos personagens de Doraemon, além de um café adorável com um menu temático.

Exposição
Locais diversos
Café no 3º andar
Alguns pratos do menu

Lá fora, no jardim, você encontrará a Dokodemo Doa (Porta para qualquer lugar) para levá-lo aonde seu coração desejar e também muitos outros gadgets e personagens com os quais você pode tirar fotos.

Se você quiser comprar lembranças, pode fazê-lo na loja de presentes, onde encontrará uma ampla seleção dos personagens mais populares de Fujiko F. Fujio, além de itens de Doraemon.

Loja no 1º andar
Exemplo de produtos da loja
Lojinha de doces no 3º andar

Não se esqueça de provar o Dorayaki (espécie de bolinho recheado com pasta de feijão anko ou creme de baunilha) que o Doraemon ama tanto.

Dorayaki

Por causa do COVID-19, o fechamento temporário do museu foi estendido para impedir a propagação do vírus, mas no site Doraemon Channel você pode baixar joguinhos, pôsteres ou animações temáticas e fazer uma porção de outras atividades para que você possa sentir a atmosfera do museu, mesmo estando em casa.

Localização do museu

Endereço: 2 Chome-8-1 Nagao, Tama Ward, Kawasaki, Kanagawa 214-0023, Japão

Fontes: Fujiko F. Fujio Museum, Wikipédia, Grape

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link