Varredores de rua no Japão? Veja como o país é limpo mesmo sem essa profissão

Varredores de rua não existem no Japão. Essa é uma profissão que nem passa pela cabeça dos japoneses que exista necessidade.

Isso ocorre porque os japoneses estão acostumados a eles mesmos se organizarem para fazer a limpeza das ruas. Para eles é inadmissível jogar um lixo na rua para que alguém depois tenha de recolher.

Sendo assim, por exemplo, em um bairro são os próprios moradores que der organizam para fazer a varredura das vias.

Varredores de rua no Japão, quem faz a limpeza?

Se não existem garis ou qualquer outro tipo de varredor na rua, como as limpezas são feitas? Por mais que você não possa imaginar, a limpeza é feita pelos próprios moradores.

Entretanto, você deve estar pensando como ele conseguem fazer isso. Esse é um reflexo da educação.

Desde crianças, quando estão nas escolas, os japoneses são instruídos de como devem fazer as limpezas. Eles limpam as salas de aula antes de saírem e irem para suas casas.

Dessa maneira, desde muito pequenos internalizam que devem cuidar do espaço em que habitam. O mesmo acontece quando estão em casa, os próprios pais também orientam as crianças a como fazer a limpeza do espaço.

Simultaneamente, com as instruções sobre como devem fazer a devida reciclagem, também já entendem que tudo o que consomem faz parte de um ciclo e que é preciso dar um novo destino para o lixo que produziram.

São simples ações como essa que faz do Japão um dos países mais limpos do mundo. E assim, por mais que possa parecer uma coisa de outro planeta, é por isso também que é inimaginável para um japonês existir a profissão de um varredor de rua.

Obviamente que existem aqueles que trabalham fazendo a coleta de lixo. Mas eles não possuem a missão de varrer as ruas ou retirar possíveis lixos que as pessoas podem derrubar.

Se acontecer de alguém deixar um papel cair no chão e for uma sujeira, algum outro japonês que ver irá retirar o lixo do chão para que não polua o ambiente e também para evitar qualquer tipo de acidente que possa acontecer em decorrência do lixo.


Leia também:


Carregar o próprio lixo até em casa

Uma das outras características do povo japonês é que eles possuem o costume de carregar o próprio lixo até em casa.

Assim, se um deles comer um snack ou consumir uma bala, o pequeno lixo não será descartado em uma lixeira pública. Mesmo porque esse tipo de objeto não existe no Japão. Mas, eles levam até em casa para fazer o devido descarte.

Portanto, se for algo que pode ser reciclado, eles descartarão o lixo em casa e no devido local.

Sendo assim, esse costume aliado a uma rigorosidade de como se deve reciclar faz com que as cidades sejam muito limpas.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link