Uozura: o primeiro livro de fotos da face de expressivos peixes

“Frio como um peixe” pode ser uma expressão comum usada para pessoas que não demonstram emoções, mas talvez seja hora de reconsiderá-la. Isto porque os peixes podem ser criaturas bastante expressivas. Pelo menos, essa é a impressão que se tem de um novo álbum de fotos publicado pela Daiwa Shobo intitulado “Uozura” うおづら (uma versão hiragana do que normalmente seria escrito com o kanji 魚面, que significa “cara de peixe”).

Idealizado pelo fotógrafo Atsushi Morioka, “Uozura” é aparentemente o primeiro livro de fotos do mundo com foco na carinha de peixes. De acordo com o comunicado à imprensa, Morioka teve a ideia ao notar “rostos surpreendentemente zangados ao fotografar alguns peixes de perto. Os padrões acima de seus olhos às vezes pareciam sobrancelhas, e a carranca contrastava com sua aparência fofa. Alguns peixes parecem um ‘certo alguém’ que você já viu antes, e até parece que quer falar com você.” Então, ele começou a tirar fotos em close de rostos de peixes e postá-las nas redes sociais, onde as imagens rapidamente se tornaram virais.

Morioka mantinha cerca de 150 peixes em seis aquários em casa. Ele procurou peixes bonitos, trouxe-os para casa, esperou o momento perfeito quando eles estavam “de bom humor” e então os agarrou nas melhores condições possíveis. Ele fazia questão de gastar apenas cinco minutos no máximo para cada foto, ou seus modelos de peixes ficariam exaustos e não pareceriam mais bem na câmera.


Leia também


E os resultados? Dê uma olhada em alguns exemplos. Embora a resolução das imagens fornecidas no comunicado à imprensa não seja o ideal, elas são boas o suficiente para dar uma ideia do que esperar:

Informação do livro

  • Nome (JP): 世界初の魚の顔図鑑 うおづら
  • Significado: Uozura, o primeiro livro de fotos de cara de peixe do mundo
  • Autor: 森岡篤 Atsushi Morioka
  • À venda a partir de 21 de agosto de 2020
  • Editora: Daiwa Shobo
  • Preço: 1.600 JPY + imposto
  • Página no site da editora (com links para Amazon.co.jp e outros varejistas online)

Links de mídia social

Fonte: Grape

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link