Aranhas no Japão: insetos perigosos e monstros mitológicos

As aranhas no Japão são mais importantes do que você pode imaginar. Elas até mesmo ocupam um lugar na cultura japonesas que vem de séculos, em muitas vezes, podem ser até mesmo representadas como monstros.

Conheça aqui algumas dessas aranhas, sejam elas reais ou não.

As aranhas mitológicas no Japão

Tsuchigumo

Essa é uma besta da mitologia japonesa e pode ser traduzida como “aranha da terra”.

A criatura é descrita como sendo uma aranha gigante, mas em algumas vezes é relatado que ela possuiria um rosto de um demônio e também com um corpo de tigre.

Acredita-se que essa aranha foi executada, ela possuía cerca de 1,2 metro de largura. Segundo a lenda, um guerreiro estava acabando por conta da malária e tentou ser capturado por um monge.

Assim, os seus soldados mais próximos seguiram uma trilha de sangue deixada pelo monge após o guerreiro ter o acertado. Eles chegaram a um local onde estava essa aranha. Lutaram com ela e venceram. Depois de terem matado Tsuchigumo, o guerreiro foi curado.

Jorōgumo

Hoje em dia, realmente existe essa espécie de aranha. Entretanto, ela apareceu antes na mitologia japonesa. A tradução de seu nome pode ser “aranha prostituta”.

Assim, existem muitas histórias sobre ela. Uma delas data do período Edo (1603-1867). Uma delas diz que respeito a existência uma mulher bonita, mas que seria realmente uma aranha gigante.

Dessa maneira, ela atrai jovens e os distrai. em seguida, os amarra em uma seda de aranha e os come.

Em algumas imagens ela também pode aparecer segurando um bebê. Entretanto, quando se olha de perto, pode-se ver que é um saco com ovos de aranha.


Leia também


As exclusivas aranhas no Japão

Mizugumo

Existem algumas aranhas que só podem ser encontradas no Japão. Um desses exemplos é a mizugumo. Seu nome pode ser traduzido como aranha d’água. Ela é conhecida por passar um bom tempo embaixo d’água.

Para que isso seja possível, ela faz uma bola de ar, onde passa a maior parte do tempo. Assim, é dentro dessa bolsa de ar que elas acasalam e também botam os seus ovos. Para se alimentar, elas pegam uma presa que esteja muito perto dessa bolha.

Aranha redback

Até pouco tempo, não podia se dizer que o Japão possuía uma aranha que fosse mortal. Entretanto, em 1995 foi descoberta a aranha redback e são originárias da Austrália.

Entretanto, hoje em dia é possível se deparar com uma dessas perigosas aranhas no país. Dessa maneira, acredita-se que essa aranha chegou no país por meio de uma viagem de carregamentos de lascas de madeira que vieram da Austrália.

Elas já foram encontradas algumas vezes no país, principalmente mais a oeste. Apesar de algumas pessoas já terem sido mordidas, elas foram atendidas rapidamente com o soro, o que fez que ainda não se tenha o relato de nenhuma morte no país por conta da redback.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link