Invenções japonesas que quase são úteis… mas na verdade são bizarras!

As invenções japonesas são mundialmente conhecidas por sua eficiência. Mas, como todo lugar que inventa muitas coisa, sempre pode existir algo que sai errado. E isso também acontece no Japão.

Existem invenções que estão mais próximas de serem bizarras do que realmente serem úteis para o dia a dia das pessoas. Essas são conhecidas como chindogu, um termo japonês para referir exclusivamente às invenções que quase são úteis, mas que na verdade são estranhas e bizarras.

Conheça aqui um pouco mais sobre o chindogu e algumas dessas invenções.

Invenções japonesas: bastão de manteiga

Você já percebeu como às vezes é difícil passar a manteiga no pão?! Não seria mais fácil passar como se fosse uma cola de bastão?

Diante desses problemas, os japoneses inventaram essa verdadeira chindogu, ou seja, é praticamente útil, apesar de bizarra. Com ela é mais fácil passar a manteiga e não ter desperdício.

Invenções japonesas: ventilador para rámen

Como se sabe, o rámen é uma das comidas favoritas dos japoneses. Porém, ele sempre é muito quente, o que faz com que as pessoas possam queimar as bocas.

Essa invenção, que pode não ser muito prática por atrapalhar um pouco os movimentos, faz a promessa de evitar que tenha-se de assoprar o rámen a toda hora. É um ventilador acoplado no hashi.

E, para aqueles que se molham quando comem rámen, também há a invenção para proteger o rosto e cabelos das gostas. Como na primeira imagem deste artigo.

Invenções japonesas: gravata de guarda-chuva

Como se sabe, muitos trabalhadores japoneses sempre estão correndo para todos os lados e trabalham exaustivamente. Ao mesmo tempo, eles estão expostos a pegarem chuvas em algum momento do dia e nem sempre terão um guarda-chuva junto com eles.

Essa invenção pretende evitar esse tipo de problema e sempre deixar que alguém que use gravata sempre tenha o item a sua disposição. Já pensou participar de uma reunião com alguém com uma gravata dessas?!

Invenções japonesas: capacete para tirar um cochilo no metrô

Sim, é isso mesmo. Com esse capacete os japoneses podem tirar aquele cochilo tranquilo no transporte público.

É uma maneira de não incomodar ninguém e ao mesmo tempo repor as energias.

Invenções japonesas: roupa de esfregão para bebê

Nada melhor do que aproveitar o bebê que está aprendendo a engatinhar para fazer a faxina, não é!? Para o inventor essa foi uma grande ideia!

Há ainda a possibilidade de roupa de esfregão para gatos.


Leia também


O chindogu e as invenções japonesas estranhas

Pode parecer que essas invenções não passam de erros, mas até elas os japoneses sabem respeitar. Na verdade, existe uma verdadeira cultura chindogu que segue até mesmo alguns preceitos.

Por exemplo, para a invenção desses objeto o, é preciso ter a total liberdade de pensamento. Além disso, é fundamental que eles sejam quase úteis, mas acabam mais sendo engraçados.

Por conta disso, eles também não podem ser patenteados, mas serem de domínio público para qualquer um pode reproduzir. Ao mesmo tempo em que devem ser totalmente sem preconceitos.

Se você se interessou, não deixe de ver essa sequência de documentários sobre essas curiosas invenções japonesas que foram lançados no YouTube no ano de 2010 (em inglês):

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link