Batata-doce: produtos com este ingrediente super versátil e popular entre os japoneses

Enquanto no Brasil, apesar da abundância, a batata-doce não seja muito popular em produtos industrializados, sendo que a maioria só a consome da forma tradicional, assada ou cozida, no Japão, em contrapartida, a raiz tuberosa está presente em uma grande diversidade de produtos.

Nos meses frios ela está a venda assada em pedras, seja no supermercado ou por ambulantes nos bairros interioranos. Esta forma especial de batata-assada é chamada de yakiimo em japonês. Ela tem sido um lanche popular no Japão por quase dois séculos, desde o final do período Edo, e um favorito particular durante os meses de outono e inverno.

Fora esta forma tradicional de consumo, há chips de batata em vários formatos, açucarada em lâminas, em palito, enfim, o que não falta é opção no mercado.

Confira abaixo algumas opções de bebidas e lanche a base de batata-doce que só o Japão para inventar.

Bebida de batata-doce assada da JR East

As máquinas de venda automática das estações de trem JR East ganharam o Yakiimo Dayori, uma bebida quente produzida pela JR East Water Business e House Wellness Foods. A bebida contém aromatizante artificial para recriar o sabor doce e o aroma torrado do yakiimo. Além disso, uma garrafa da bebida também inclui 4,8 gramas de fibra alimentar e 10 miligramas de vitamina E. Sua consistência é mais aguada, lembrando mais um chá. A bebida tem 280ml e custa 140 ienes.

Bebida de batata-doce assada da Morinaga

Enquanto a rival da JR East possui uma consistência é mais aguada, lembrando mais um chá, a bebida de Yakiimo da Morinaga é feita à base de leite e possui 450ml.

Sanduíche da Lawson

Recheado com chantillypasta de batata-doce e batata-doce em cubos, o sanduíche está disponível na Lawson, uma das principais redes de lojas de conveniência do Japão. À primeira vista, o sanduíche parece bem simples. Não tão inchado quanto alguns sanduíches de frutas, e também não há nada na aparência que chame a atenção de alguém imediatamente. Mas o sabor parece ser ótimo, não? Custa 298 ienes.

Este tipo de produto costuma ter a venda limitada ao período de inverno. Portanto, se você está no Japão, aproveite para experimentar enquanto ainda há tempo!

Licor de batata-doce!

Há um novo licor no mercado neste outono que aproveita os sabores doces da batata-doce assada. Chama-se licor “You Yaki-imo” ou algo como “Batata-doce assada alcóolica“, e os fãs de batata-doce não vão querer perder.

Este licor é produzido pela empresa Meiri Shurui, sediada na província de Ibaraki, que dedicou tempo e dinheiro à pesquisa de métodos de condensação dos sabores da batata-doce para uso em alimentos e bebidas. Seus ingredientes incluem uma pasta feita com o tipo mais doce de batata doce japonesa, conhecida como “doce sedoso”, um dos tipos mais populares para assar no Japão. Esta pasta foi misturada com um mel especial e fermentada a um nível de álcool de 20 por cento, por isso tem um sabor acentuado.

Os fabricantes recomendam misturá-lo com um pouco de leite para um coquetel cremoso. Para obter os melhores resultados, o fabricante recomenda três partes de leite para uma parte de licor, mas cabe ao seu gosto decidir como prefere. Você também pode despejá-lo sobre um sorvete para uma sobremesa madura e deliciosa; usá-lo como cobertura para panquecas ou assar e cozinhar com ele para um toque agradável, perfumado e alcoólico.

A bebida You Yaki-imo está agora disponível em mercearias e lojas de bebidas em todo o país, e online na loja Meiri Shurui. A garrafa de 500 ml custa 1.078 ienes (US $ 10,30). Se você é fã dos sabores do outono, especialmente da batata-doce, com certeza vai querer pegar uma garrafa para experimentar!

Fontes: SoraNews24 1, 2, 3 e 4

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link