Campos de concentração para japoneses e descendentes nos EUA: filmes que retratam essa terrível história

Os campos de concentração para japoneses e seus descendentes foram construídos nos EUA durante a II Guerra Mundial. Essa retaliação aconteceu depois do ataque japonês a Pearl Harbor.

Até hoje, muitas pessoas desconhecem sobre esse terrível acontecimento. Assim, selecionamos alguns filmes para que você também possa saber mais como era a vida no campo de concentração e os sofrimentos aos quais os japoneses foram submetidos.

Ao todo foram 120 mil japoneses e seus descendentes enviados para os campos. Mas, não se tratava somente disso. Os japoneses também tiveram de enfrentar preconceitos. Em muitos lugares havia placas de que eles não poderiam entrar, inclusive os que eram cidadãos americanos e tinham ascendência nipônica.

Até mesmo os jovens americanos que tinham pais japoneses e estavam nas forças armadas do EUA defendendo o país, passaram por situações racistas.

Infelizmente, não são tantos filmes que abordam esse tema. Além disso, muitos deles são difíceis de achar e alguns caíram no esquecimento.

Filmes sobre campos de concentração para japoneses: Bem-vindos ao paraíso

O enredo do filme com direção de se inicia na década de 1930 quando Jack vai para Los Angeles e conhece Lily Yuriko. Os dois se envolvem em um relacionamento amoroso e acabam resolvendo se casar e têm uma filha.

Com a II Guerra Mundial, Jack vai para o exército e sua esposa e filha são enviadas para um campo de concentração.

Em meio a um romance, o pano de fundo são todas as violências e perdas que a guerra traz às pessoas. É um ótimo filme para aprender mais sobre os campos de concentração nos EUA e para refletir sobre o que é a guerra.

Uma família americana

Dirigido por Desmond Nakano, o filme mostra a história de uma família que foi enviada para o campo de concentração em Utah. A família Nomura e vê diante do deserto, presos, encarando preconceitos e tendo de se adaptar à nova realidade.

Um dos filhos havia sido jogador profissional de beisebol e tenta usar o esporte para superar o difícil momento pelo qual está passando.

Day of Independence

Esse é um curta-metragem de 30 minutos e foi transmitido somente na televisão. Por conta disso, é um pouco mais difícil de encontrá-lo. Sendo que é mais fácil encontrar sem legenda.

A história traz a II Guerra Mundial como plano de fundo e retrata a ida da família Toyama para o campo de concentração nos EUA. O personagem principal é Tim Toyama. Quando está no campo com a família, seus pais decidem voltar para o Japão.

O navio em que seus pais foram para o Japão foi uma troca om um navio de prisioneiros americanos.

Mas, Tim acaba tendo de ficar no EUA, pois tinha nascido no país. Entretanto, permanece no campo de concentração.


Leia também:


Documentário sobre campos de concentração para japoneses: Coelho na Lua

Esse é um documentário que foi dirigido por as irmãs Omiko e Chizuko Omori. O tema apresentado nele não se restringe a somente os campos de concentração, mas também a toda perseguição e repressão que houve aos japoneses no território americano.

Assim, ao assistir esse documentário, é um ótima maneira de ter uma visão ampla de todo esse processo de perseguição que ocorreu.

Nele também é possível ver a mentira da propaganda americana que diziam que os japoneses eram bem tratados. Mas, na verdade muitos deles passavam fome e sofriam com o frio do inverno rigoroso na costa oeste dos EUA.

Apesar do documentário ser excelente, ele é difícil de ser encontrado. No Brasil foi exposto apenas em festivais. Entretanto, é possível ver alguns trechos de depoimentos em inglês.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link