O incrível micro-ondas japonês: funções que vão além de esquentar e descongelar (veja o significado dos botões)

Um micro-ondas japonês pode te surpreender muito mais do que você imagina. Afinal de contas, estamos acostumados a ter um micro-ondas que somente descongela alguma coisa ou que esquenta rápido.

Mas, no Japão, os micro-ondas possuem muitas outras funções. Eles podem substituir muitos outros utensílios da cozinha e proporcionar uma refeição completa.

Como funciona o micro-ondas japonês?

Um dos itens mais comuns em uma cozinha, onde quer que seja, é um micro-ondas. Sempre que se vai a um outro país, acredita-se que esse será um dos utensílios mais fáceis de serem utilizados. Porém, isso pode ser um pouco mais diferente quando se trata do Japão.

Pois, um micro-ondas no país não terá somente um botão de start para começar a esquentar uma comida. E nem mesmo terá um desenho simples para descongelar algum alimento.

Pode ser difícil para você acreditar que um utensílio tão comum possa causar tantos problemas.

Alguns micro-ondas possuem até mesmo como função fazer alimentos de maneira saudável. Por exemplo, no Japão é possível comprar um micro-ondas que faz a comida no vapor. Esse é o caso do modelo Healsio. Ele também tem a capacidade de fazer vários ingredientes ao mesmo tempo independente do seu tempo de cozimento. Ou seja, pode fazer algo ao mesmo tempo seja ele congelado ou não. Isso tudo porque o seu funcionamento é a vapor.

Entretanto, esse é um dos modelos mais tecnológicos do Japão. Mas, nem mesmo o básico está próximo do que estamos acostumados.

 

Entre outras funções que vão além de esquentar e descongelar, um micro-ondas japonês fazer  bolo, grelhar alguma coisa, você também pode ter um maior controle da temperatura e da potência dele.

Há até mesmo uma função exclusiva para esquentar marmitas. Dessa maneira não corre o risco de apenas uma parte da comida ficar quente, mas ela ficará aquecida como um todo e também sem exagero para que você não se queime quando for comer.

A seguir, veja algumas das funções possíveis em um micro-ondas japonês a partir do significado de seus botões.


Leia também


O significado dos botões em um micro-ondas japonês

Para você saber ao menos o básico para o funcionamento de um micro-ondas japonês, selecionamos algumas teclas que terão em todos eles.

  1. あ た た め ス タ ー ト (atatame sutaato) – começar o aquecimento;
  2. 電子 レ ン ジ (Denshi Renji) – Modo micro-ondas;
  3. 解凍 (Kaito) – descongelar;
  4. オ ー ブ ン (obun) – modo forno;
  5. グ リ ル (guriru)modo grelha;
  6. 1 枚 / 2 枚 (ichi mai / ni mai) – uma ou duas fatias de torradas;
  7. オ ー ブ ン (toosuto / toosutaa) – modo torradeira;
  8. フ ラ イ (furai) – reaquecer alimentos fritos;
  9. お 弁 当 (obento) – caixa de bento (marmita);
  10. ケ ー キ (Keeki) – bolo;
  11. の み も の / 飲 み 物 (nomimono) – bebidas;
  12. と り け し ou 取 り 消 し (Torikeshi)cancelar.

Além disso, também tem o botão dos tempos, que é fundamental saber o que é cada um deles:

  1. 分  – minutos;
  2. 秒 – segundos;
  3. 時 – horas.

Sabendo pelo menos algumas dessas palavras, você já pode começar a experimentar mais o seu micro-ondas japonês. Mas, não se esqueça que ainda podem existir muitas outras variações em seu micro-ondas e muitas outras especificidades para você descobrir e experimentar.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link