Japão e Nobel possuem uma boa relação. Já são quase 30 premiados. São mentes brilhantes do país que se destacaram em algumas áreas, principalmente na área das ciências exatas.
O Nobel não é uma premiação fácil de ser conquistada, muitos países nem mesmo possuem alguém que conseguiu um.
No caso do Brasil, para efeitos comparativos, há somente uma pessoa que nasceu no país e foi premiada que é o médico Peter Brian Medawar. Como depois ele adquiriu cidadania britânica, muitas pessoas nem o consideram como brasileiro, portanto, pode ser que o Brasil, na verdade, não tenha nenhum laureado.
O país é o quinto com mais premiados. Conheça aqui alguns deles, os motivos de terem recebido essa importante consagração.
Japão e Nobel: os premiados em física
Essa é a categoria em que há um maior número de mentes japonesas laureadas. São mais de 10 premiados nesta categoria. Só em 2014 foram três prêmios para o Japão.
Para serem laureados com o Nobel, eles desenvolveram uma luz azul de led. Pode parecer pouca coisa, mas na verdade ela interfere no consumo de todo o mundo de energia. Pois ela é mais econômica e possibilitou o desenvolvimento de telas mais modernas com melhor resolução.
- Takaaki Kajita, 2015
- Hiroshi Amano, 2014
- Isamu Akasaki, 2014
- Shuji Nakamura, 2014
- Makoto Kobayashi,2008
- Toshihide Maskawa, 2008
- Yoichiro Nambu, 2008
- Masatoshi Koshiba, 2002
- Leo Esaki, Física, 1973
- Sin-Itiro Tomonaga,1965
- Hideki Yukawa, 1949
Japão e Nobel: os premiados da paz
- Eisaku Satō, Paz, 1974
Satô era um político japonês que governou o país entre os anos de 1964 a 1972. Ganhou o por ter tomado uma série de medidas contra a energia nuclear no país. Sendo elas: os Três Princípios Não-Nucleares e Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
Além dessas medidas, também repatriou a ilha de Okinawa, apesar de ter deixado as bases do exército dos EUA permanecerem no território.
Satō é o único japonês premiado nessa categoria.
Japão e Nobel: os premiados em medicina
Entre os premiados de medicina, um dos estudos bem interessantes foi o de Tasuku Honjo. Ele ganhou o prêmio junto com um cientista americano por terem desenvolvido uma pesquisa sobre como conter o desenvolvimento do câncer.
- Shinya Yamanaka, 2012
- Susumu Tonegawa, 1987
- Tasuku Honjo, 2018
- Yoshinori Ohsumi, 2016
Leia também:
- Banheiro japonês: aprenda como usar a privada tecnológica;
- Quem são as personalidades das novas cédulas de dinheiro do Japão?;
- Cultura kawaii ajudou Japão a se recuperar após crise financeira.
Japão e Nobel: os premiados em química
Essa é a segunda categoria com mais japoneses premiados. Muitos deles também em parceria com americanos com os quais desenvolveram pesquisas juntos. Osamu Shimomura, por exemplo, ganhou junto com Martin Chalfie e Roger Y. Tsien o prêmio por terem descoberto a proteína fluorescente verde.
- Ei-ichi Negishi, 2010
- Akira Suzuki, 2010
- Osamu Shimomura, 2008
- Koichi Tanaka, 2002
- Ryōji Noyori, 2001
- Hideki Shirakawa, 2000
- Charles J. Pedersen, 1987
- Kenichi Fukui, 1981
Japão e Nobel: os premiados em literatura
Por mais que muitas pessoas desconheçam, a literatura japonesa é muito famosa e reconhecida. Já são três laureados nesta categoria e cada vez mais a literatura japonesa ganha respeito. Conheça o nome desses autores e não deixe de pesquisar seus livros, alguns com tradução para português:
- Kazuo Ishiguro, 2017
- Kenzaburō Ōe, 1994
- Yasunari Kawabata, 1968