Japão vai proibir torcedores estrangeiros nas Olimpíadas de Tóquio

O Japão decidiu sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio neste verão sem espectadores estrangeiros devido à preocupação do público com o COVID-19, disse a agência de notícias Kyodo na terça-feira, citando autoridades com conhecimento do assunto.

Coronavírus e as variantes

O comitê organizador dos jogos de Tóquio 2020 disse em resposta que uma decisão seria tomada até o final de março.

As Olimpíadas, adiadas por um ano por causa da pandemia, estão programadas para 23 de julho a 8 de agosto e as Paraolimpíadas de 24 de agosto a 5 de setembro.

Kyodo disse que o governo concluiu que receber torcedores do exterior não seria possível, dada a preocupação pública sobre o coronavírus e a detecção de variantes mais contagiosas em muitos países.

“O comitê organizador decidiu que é essencial realizar a cerimônia na prefeitura de Fukushima, no nordeste do país, a portas fechadas, permitindo apenas que participantes e convidados participem do evento, para evitar grandes multidões em meio à pandemia”

A presidente do Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, disse que deseja uma decisão sobre a possibilidade de permitir a entrada de espectadores estrangeiros antes do início do revezamento da tocha em 25 de março.

“Cinco partidos, o COI, o IPC (Comitê Paraolímpico Internacional), Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio e o governo nacional, se reuniram para uma reunião online na semana passada”, disse o comitê organizador em resposta ao relatório da Kyodo.

“A decisão sobre permitir que espectadores do exterior participem dos Jogos de Tóquio 2020 será tomada até o final de março com base em fatores que incluem o estado das infecções no Japão e em outros países, possíveis medidas de prevenção de epidemias e aconselhamento científico de especialistas serão considerados. “


Leia mais:


Japoneses contra a entrada de estrangeiros?

Nos últimos Jogos Olímpicos, os Jogos de Inverno de 2018 em Pyeongchang, Coreia do Sul, os fãs locais representaram 80% de todas as vendas de ingressos, com os fãs internacionais comprando 20%.

Embora os números de infecção por coronavírus tenham sido relativamente baixos no Japão em comparação com os Estados Unidos e muitos países europeus, o país foi duramente atingido pela terceira onda da pandemia e Tóquio permanece em estado de emergência.

O Japão registrou mais de 441.200 casos de COVID-19 desde o início da pandemia, com o número de mortos em mais de 8.300.

A maioria dos japoneses não quer que visitantes internacionais participem dos Jogos em meio ao temor de que um grande influxo possa provocar o ressurgimento de infecções, mostrou uma pesquisa do jornal Yomiuri.

A pesquisa mostrou que 77% dos entrevistados eram contra a participação de fãs estrangeiros, contra 18% a favor.

Cerca de 48% disseram ser contra a entrada de espectadores nos locais e 45% foram a favor.

Fonte: www.dailysabah.com

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link