Apesar de seu sistema de ensino ser reconhecido pelo mundo inteiro, a merenda escolar no Japão parece não ter o mesmo sucesso. Um acontecimento na Escola Primária Asaka Daigo, na cidade de Asaka, província de Saitama fez com que professores e alunos acabassem lascando os dentes.
A comida era macarrão frito e o que era para ser delicioso acabou se tornando um transtorno.
Merenda escolar no Japão dura como uma pedra
Ao todo, sete pessoas acabaram lascando os seus dentes quando comeram a merenda escolar. Três crianças tiveram de ir para o hospital para verificar se não havia um dano maior.
A causa de todo esse transtorno foi por conta de um macarrão que foi frio por muito tempo. Ele foi feito com mais do dobro do tempo necessário e acabou ficando pior que pedra.
Leia também:
- As 3 maiores redes de lojas de 100 ienes do Japão que você precisa conhecer;
- 3 redes de lojas onde você pode comprar coisas baratas em Tóquio
- Nova loja online “Watts” com produtos de ¥100 faz entregas em todo o Japão.
A merenda escolar no Japão que causou o transtorno
As crianças e os professores deveriam se deliciar com o famoso sara udon. Este é um prato típico de Nagasaki que coloca vegetais cozidos e carne em cima do macarrão frito.
O grande diferencial deste prato é que o macarrão não deve ser mole. Mas, sim, crocante. E todo o seu sabor e característica está nessa crocância. Entretanto, ele precisa ser mastigável.
Aparentemente, o macarrão ficou duro porque era para ter sido frito por dois ou três minutos. Mas foram fritos por 10 minutos, o que fez com que ficasse extremamente duro.
Isso também aconteceu porque a equipe que preparava a comida no local da escola não sabia o tempo exato e deixaram o tempo que acharam que ficaria pronto.
Não é o único problema da merenda escolar dessa escola
Essa escola já está conhecida por servir para alunos e estudantes comida que não é tão boa assim. Mas isso se deve mais a uma falta de cuidado do que uma habilidade em poder cozinhar.
As crianças da mesma escola já receberam um donuts para comer que estava vencido a mais de um ano. Segundo a diretoria da escola isso teria acontecido por conta de um erro com a entrega da comida. Mas, mesmo assim, ninguém leu o rótulo para verificar a validade do alimento e acabou oferecendo para as crianças.
Por sorte, daquela vez, parece que ninguém ficou ruim como no incidente do macarrão duro.
O Departamento de Almoço da Escola disse que trabalha para que incidentes como estes não venha a acontecer novamente. Mas, mesmo assim, os japoneses estão preocupados com o que suas crianças podem acabar comendo na escola. Mesmo porque, no Japão as crianças são educadas para comerem tudo o que lhe dão na escola.
Seus pais até pagam um valor a mais para as crianças receberem as merendas que deveriam ser balanceadas e saudáveis. Parece que melhor menos nesta escola, isso não está acontecendo.