Como uma criança ir para a escola desacompanhada faz parte da educação no Japão?

A educação no Japão é conhecida por ser altamente eficiente e rigorosa. Entretanto, as crianças também são educadas para serem independentes e um desses ensinamentos começa antes mesmo delas estarem no espaço escolar.

Ir a pé e desacompanhada dos pais é um processo importante na educação das crianças japonesas. E não pense que isso acontece aleatoriamente, mas há uma organização e um momento ideal para que a criança comece a ir sozinha para a escola. Isso faz com que essa caminhada desacompanhada também seja mais segura.

Obviamente que sabemos que isso não pode ser aplicado em todos os países, mas, ir sozinha para a escola, representa para as crianças no país um passo importante em seus crescimentos. Conheça mais sobre esse assunto neste artigo.

A educação no Japão para a autonomia

Talvez, a maior e mais imediata mudança que acompanha a formatura de uma criança do jardim de infância ao ensino fundamental no Japão seja uma recém-conquistada independência que a permite ir sozinha para escola. É um grande marco na vida delas.

Mas, embora a maioria das crianças fique maravilhada com essa liberdade repentina, para a maioria dos pais, e para algumas crianças, levará algum tempo para chegar a um acordo. Assim, os primeiros dias não são como se imagina com a criança saindo correndo para ir a escola sozinha, muitos pais vão pé para a escola com seu filho, mesmo que não vá até o fim.

Isso também faz com que os pais conheçam melhora rota e saibam de possíveis perigos. Além disso, dá aos pais a chance de identificar outros pais que moram nas proximidades e compartilhar as mesmas preocupações. Nesse momento, também pode ocorrer uma conversa e para organizar um parceiro de caminhada até a escola.

A maioria das escolas tem atendentes que ficam em cruzamentos próximos à escola e usam suas bandeiras para ajudar os alunos a atravessar as estradas com segurança. Algumas escolas têm a regra de não voltar para casa – para pegar um item esquecido, por exemplo – depois que a criança chega na escola para evitar maiores riscos.

E, para que essa caminhada funcione, é fundamental que os pais confiem em seus filhos.


Leia também:


Os perigos de uma educação no Japão que deixa as crianças andarem sozinhas

A polícia diz que o período mais perigoso para os alunos do ensino fundamental é imediatamente após o término das aulas.

É por isso que as escolas dizem aos alunos para sempre irem direto para casa e guardar suas mochilas e chapéus antes de sair para brincar.

Um atalho pelo parque a caminho de casa, com a mochila escolar e o chapéu, seria outro sinal de boas-vindas para um estranho que tenha más intenções.

As escolas também aconselham as crianças a sempre seguirem o mesmo caminho para ir e voltar da escola. Esta regra pode ajudar a encontrar uma criança se ela estiver demorando muito para chegar em casa. Mas, para isso, também há os celulares e seus sistemas de GPS para que os pais sempre acompanhem as rotas das crianças. 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link