Por que os fios elétricos no Japão não são subterrâneos como em outros países de 1º mundo?

Muitos turistas observam os fios elétricos no Japão, afinal de contas, eles são muito visíveis, diferente do que acontece em outros países de primeiro mundo. Em muitos lugares esses fios são subterrâneos para deixar um visual mais limpo nas cidades.

Esteja você nos subúrbios, no centro da cidade ou mesmo em comunidades rurais, é raro olhar para o céu ou para o horizonte sem que a vista seja cruzada por grossos cabos pretos.

Então, por que o Japão tem tantas redes elétricas acima do solo? A resposta fácil é o custo, mas também existem algumas supostas vantagens de amarrar cabos em postes, e o país ainda não chegou a um consenso sobre qual é a melhor opção.

Por que os fios elétricos no Japão não são subterrâneos?

Começando pelo lado orçamentário, os sistemas subterrâneos são muito mais caros. Com as despesas adicionais de cavar as valas e instalar adequadamente as linhas e conduítes, o custo pode subir para dez vezes em comparação ao de uma rede de postes acima do solo.

Ainda assim, alguns afirmam que, vantagens econômicas à parte, este não é o lugar para economizar. Desde meados da década de 1980, o governo japonês vem adotando iniciativas para substituir os postes existentes por linhas subterrâneas.

Esses movimentos não apenas agradam aqueles que estão cansados ​​de linhas de energia estragando o cenário, mas também há benefícios de segurança e durabilidade, pois as redes de energia subterrâneas são menos expostas aos elementos naturais, tornando-as resistentes ao vento e neve que podem danifica-las.

Um outro benefício de segurança foi observado durante os terremotos, como afirmou a NPO Non-Pole Community. A organização diz que durante o terremoto Hanshin que atingiu Kobe em 1995, os bairros com linhas de energia acima do solo foram danificados de forma muito mais extensa. O secretário da Comunidade Não-Pólo, Toshikazu Inoue, também se referiu aos postes derrubados que bloqueavam as estradas e impediam que os veículos de emergência alcançassem rapidamente as vítimas após o desastre.


Leia também:


Ainda assim, a maior parte da rede elétrica do Japão permanece acima do solo.

Um argumento contra os sistemas subterrâneos foi apresentado pela Tokyo Electric Power Company, ou TEPCO. Embora a própria empresa tenha divulgado a estética e a durabilidade superiores contra o vento e a neve mencionadas acima, ela também reconhece certas vantagens para o sistema acima do solo mais comum.

Nesse caso, essas redes acima do solo seriam melhores em casos de inundações ou deslizamentos de terra, é mais difícil isolar áreas danificadas de um sistema subterrâneo. Isso pode aumentar a quantidade de tempo necessária para restaurar a energia nas áreas danificadas.

Além disso, os postes seriam melhores para fornecer abrigo para luzes de rua e espaço para postar mapas ou marcadores de endereço, que podem ser extremamente úteis para quem quer andar pelas ruas no Japão, onde apenas uma fração minúscula das ruas tem nomes.

A situação atual dos fios elétricos no Japão

Independentemente de como as serão no futuro, com apenas cerca de 7 por cento dos 23 distritos centrais de Tóquio possuem atualmente redes de energia subterrâneas, e menos ainda de Osaka.

Assim, esses fios juntamente com máquinas de venda automática e casas de rámen farão parte do paisagem urbana japonesa por algum tempo.