Provas que a junk food japonesa é inventiva: pizza de arroz e rámen instantâneo gelado

Muitas pessoas podem se surpreender quando falamos em junk food japonesa, mas ela existe e é muito diferente do que você está acostumado. Afinal de contas, sempre temos a tendência em pensar em batata frita e hambúrguer. Mas, os japoneses sempre conseguem ir mais longe.

Conheça mais sobre algumas comidas!

A junk food japonesa: rámen instantâneo

O macarrão instantâneo tem muito a dizer sobre os traços japoneses de inventividade. Além disso, eles ajudaram o Japão a se recuperar após a Segunda Guerra Mundial para se tornar um titã econômico, cultural – e gastronômico.

Os japoneses colhiam macarrão da vizinha China, onde são chamados de “lamian”. Com o passar dos anos, os chefs japoneses transformaram o rámen em uma arte, um espectro de sabores, texturas e escolhas que sopra o paladar.

Entretanto, a escassez de alimentos devastou o Japão do pós-guerra. Assim, o ex-trabalhador empobrecido da cooperativa de crédito Momofuku Ando teve a ideia de transformar o excedente do trigo americano em rámen que as pessoas famintas poderiam preparar com apenas água quente e alguns minutos.

O momento eureca de Ando veio enquanto observava sua esposa fritar tempurá. Isso deu origem à ideia de fritar macarrão para desidratá-los. O primeiro macarrão instantâneo de Ando foi lançado em 1958.

A Cup Noodles veio em seguida em 1971.

A ideia original veio em uma viagem de apuração de fatos que Ando fez aos Estados Unidos em 1966, quando viu os consumidores de seu macarrão instantâneo se reidratarem e comê-los em copos de papel. Isso de acordo com a Nissin Foods, a empresa fundada por Ando. As vendas cumulativas mundiais de Cup Noodles ultrapassaram a marca de 40 bilhões em 2016.

Ando morreu em 2007, aos 96 anos. Mas seu espírito inventivo vive no que deve ser classificado como uma das experiências de sabor mais exclusivas do mundo: o sorvete Cup Noodle. 

Servido apenas no Cup Noodles Museum, em sua cafeteria no quarto andar, é feito com a mesma sopa em pó e coberturas liofilizadas – cebola, camarão, pedaços de ovo e carne – usados ​​nos atuais Cup Noodles. 

Mais junk food japonesa

Certamente em pratos japoneses. Alguns outros exemplos incluem sanduíches de frutas vendidos em lojas de esquina e hambúrgueres de arroz populares. Desde maio, eles e seus semelhantes foram acompanhados por pizzas de arroz – desenvolvidas por Sachie Oyama, uma chef de inovação e gerente do Departamento de Inovação de Menu da Domino’s Pizza Japan Inc.

A versão Domino’s Deluxe é, na verdade, uma pizza construída sobre uma camada base de arroz branco cultivado no Japão, comprimido e pré-cozido, em vez de uma base usual de massa de pizza. A base de arroz é então regada com um rico molho de tomate e coberta com ingredientes tradicionais de pizza: queijo mussarela, cebola, pimentão, calabresa e linguiça italiana. 

Alimentos como esse ajudam a explicar por que o Japão parece nunca ficar parado. Afinal, sempre há novos sabores para inventar.

Fonte: Mainichi.JP