A Universidade de Tóquio – uma das melhores do planeta – acabou de fazer uma lista com os melhores jogos para a inteligência das crianças. Esses jogos de videogame são tanto educacionais como divertidos.
Confira a lista e deixe seu filho jogar!
A pesquisa com os estudantes da Universidade de Tóquio
Os videogames requerem memória, estratégia, gerenciamento de recursos, solução de problemas e pensamento crítico, para citar apenas alguns. Alguns até fazem uso da matemática e do ritmo musical. E não vamos ignorar a diligência direta que alguns dos jogos mais difíceis instigam nos jogadores, que têm que trabalhar duro para chegar ao fim.
Assim, a President Family , uma revista japonesa sobre educação infantil e vida familiar, perguntou a 249 alunos de uma das universidades de maior elite do Japão, a Universidade de Tóquio, que passaram nos exames de admissão na primeira tentativa, sobre os jogos que eles consideram mais educativos crianças.
Confira a lista.
12. Jogos históricos da Koei Tecmo Games (várias plataformas)
Jogos como Nobunaga’s Ambition , Romance of the Three Kingdoms e Dynasty Warriors são todos ricos em história , o que pode inspirar qualquer pessoa interessada a fazer mais pesquisas. Além disso, cada um dos jogos históricos da Koei Tecmo é um jogo de batalha de ação, que requer muita estratégia e lógica para vencer.
11. Série Inazuma Eleven (PlayStation, Nintendo, Mobile)
Um jogo de RPG onde os jogadores atuam como capitão de um time de futebol para ganhar o campeonato nacional, Inazuma Eleven requer todos os tipos de estratégia e resolução de problemas para vencer. Além do mais, a versão japonesa contém nomes de ataques que têm raízes na mitologia japonesa , então mentes curiosas podem aprender muito se quiserem examiná-los mais profundamente!
10. Série Candy Crush (PC, celular)
Um jogo de quebra-cabeça de combinar três, Candy Crush é um dos jogos de quebra-cabeça mais populares que existem. Nele, os jogadores devem correr para atingir certos objetivos em cada nível, combinando três dos mesmos tipos de doces em um tabuleiro. A capacidade de atingir essas metas requer raciocínio e formulação de estratégias rápidas , bem como resolução de problemas , portanto, o Candy Crush , apesar de sua natureza viciante, pode ser útil para treinar o cérebro.
9. SimCity (todas as plataformas)
SimCity é um dos jogos de simulação mais clássicos de todos os tempos. Neste jogo, os jogadores, como prefeitos, devem administrar recursos para construir e manter uma cidade.
Como tal, requer muito pensamento crítico, solução de problemas, lógica e multitarefa, o que é ótimo para desenvolver mentes. Além disso, dá uma ideia de como as cidades são administradas, o que é sempre bom saber.
8. Campo Minado (PC)
Se você já jogou Campo Minado, o clássico jogo gratuito da Microsoft que vem com todos os PCs, sabe que não é um jogo fácil.
Para limpar o tabuleiro, os jogadores devem usar raciocínio lógico e matemático para adivinhar quais casas são seguras e quais casas têm bombas. É um jogo de quebra-cabeça desafiador com apostas baixas, então, embora possa ser frustrante, é divertido continuar tentando.
7. Kotoba no Puzzle: Moji Pittan (Nintendo, PlayStation, móvel)
Qual a melhor maneira de desenvolver as habilidades de leitura, vocabulário e linguagem do que com um jogo de quebra-cabeça de palavras ? Infelizmente, ele só existem em japonês.
Cada estágio também tem seu próprio objetivo, como “preencher o tabuleiro” ou “criar 10 palavras em três peças de comprimento”, então os jogadores devem pensar cuidadosamente sobre como gerenciar suas peças e tempo, fazendo uso de todos os tipos de funções cerebrais, como bem como habilidades de linguagem.
6. Sakuna: Of Rice and Ruin (Nintendo, PlayStation, PC)
Este é um jogo mais novo que é um RPG de ação de rolagem lateral e um jogo de simulação de fazenda, portanto, combina muitos elementos diferentes em um único jogo.
Naturalmente, com uma experiência de jogo tão variada, este jogo oferece desenvolvimento em uma variedade de campos, incluindo gerenciamento de recursos , mas grande parte do jogo se concentra no cultivo de arroz, então os jogadores podem aprender algumas coisas sobre agricultura também.
5. Animal Crossing (Nintendo)
Animal Crossing ganhou as manchetes no ano passado, quando a Nintendo lançou um novo jogo da série bem a tempo para a pandemia atingir o mundo todo. Neste jogo, os jogadores se movem para uma ilha habitada por animais e trabalham duro para melhorar a ilha de várias maneiras diferentes.
Como uma das partes principais do jogo é coletar peixes, insetos e fósseis para o museu, é uma ótima maneira de os jogadores aprenderem o nome de vários tipos de vida selvagem, bem como de dinossauros.
4. Professor Layton Series (Nintendo, celular)
A série Professor Layton é um jogo de quebra – cabeça de aventura que requer muito pensamento crítico, lógica e resolução de problemas . Os jogadores devem resolver quebra-cabeças para avançar a história, e alguns dos quebra-cabeças podem ser um pouco desafiadores, então este jogo é frequentemente considerado um jogo de “treinamento cerebral” pelos fãs.
3. Minecraft (todas as plataformas)
Este jogo sandbox mundialmente popular é realmente ótimo para mentes jovens por causa da natureza totalmente aberta do jogo. O objetivo do jogo é construir coisas usando blocos, mas as opções são infinitas; você pode construir o que quiser, participar de aventuras, coletar recursos ou lutar contra monstros, sozinho ou com um amigo.
2. A série Momotaro Dentetsu (Nintendo, móvel)
A série Momotaro Dentestu é um jogo de tabuleiro de empreendedorismo em que os jogadores viajam pelo Japão como presidente de uma empresa ferroviária, comprando propriedades e derrotando inimigos para se tornar o maior magnata das ferrovias do país.
Além de exigir uma grande quantidade de estratégia e gerenciamento de recursos que faz uso de matemática simples e pensamento estatístico , este jogo tem o benefício adicional de ensinar às crianças a leitura de mapas e habilidades de geografia japonesa.
1. A série Pokémon (consoles Nintendo)
Pokémon é obviamente uma das franquias de videogame mais populares de todos os tempos, mas não é apenas um jogo divertido, também é ótimo para crianças. Os alunos disseram que o jogo é naturalmente bom para a prática da memória – ter tantos personagens faz muito para a memória.
Embora na superfície os jogos Pokémon sejam bastante simples, os jogadores dedicados farão uso do pensamento estratégico e matemático para calcular a eficácia do Pokémon, seus tipos, habilidades e movimentos contra um oponente, por isso pode ser um ótimo jogo para o desenvolvimento mental.
Fonte: Sora News.