2022 será o ano do Tigre, veja o que significa para os japoneses

O ano do Tigre começará em breve para os japoneses e chineses. Veja aqui o que podemos esperar dele.

O ano do Tigre

No início de fevereiro, o Ano do Boi chegará ao fim e o Ano do Tigre começará. A natureza lenta, gentil e trabalhadora do boi, que manifestava o humor de 2021, será substituída pela velocidade, força e poder do tigre em 2022.

De acordo com a antiga filosofia chinesa de yin e yang, segundo a qual as forças opostas se unem em harmonia, a transição de um boi yin para um tigre yang deveria ser palpável.

O tigre ativo e motivado é “muito diferente” do boi lento, macio e passivo, diz o astrólogo chinês e ocidental Júpiter Lai, residente em Hong Kong. O nível geral de energia em 2022 será, portanto, mais alto do que era em 2021.

“Este ano, as pessoas estão recuperando um pouco de vitalidade e força”, diz Lai. “Eles estão mais determinados a atingir seus objetivos.”

Assim como um tigre responde ao mundo, os próximos 12 meses devem evocar autoconfiança e entusiasmo, bem como competência e coragem diante dos desafios.

O tigre é caracterizado por ser resistente diante das adversidades, com forte senso de justiça e compromisso com o bem maior, gerando novamente uma imagem positiva para 2022. No entanto, Lai observa que o feroz instinto de caça do animal também pode gerar competição e conflito entre pessoas.

Olhando mais profundamente, seguindo o calendário chinês que gira em ciclos de 60 anos com base em 12 ramos terrestres, cada um representado por um ano animal e cinco anos de elemento – madeira, fogo, terra, metal e água – 2022 é o Ano do Tigre Aquático . Enquanto o elemento do Ano do Boi de Metal era terra, representando estabilidade e nutrição, o elemento de 2022 é madeira, especificamente madeira yang.

“A madeira é o único elemento que vai crescer, o que significa que este é um ano de crescimento e melhorias”, diz Lai. “As virtudes representadas pela madeira são a benevolência e a generosidade, portanto, essas são as virtudes que podemos manifestar este ano.”

A combinação de madeira e água – novamente, uma força yang – neste Ano do Tigre é significativa, pois “a água nutre a madeira, permitindo que ela cresça”, diz Lai. Isso indica que “haverá mais suporte e recursos para que a Madeira (Tigre) cresça, para que as pessoas possam procurar ajuda sempre que precisarem”.

Em suma, o alinhamento dos componentes deste ano do zodíaco é auspicioso em fornecer fortaleza e restauração em 2022. Além disso, o tigre sozinho há muito evoca imagens positivas de poder no Leste Asiático, tornando-o um ano particularmente significativo para alguns.

“Nunca existiram tigres vivendo no Japão, mas o Japão herdou o conceito chinês do tigre como o rei de todos os animais”, diz Sylvain Jolivalt, um autor especializado em história e lendas japonesas. Por esse motivo, acrescenta ele, o tigre tende a ser associado aos guerreiros e representado com listras na cabeça formando o caractere chinês para rei.

De acordo com a lenda chinesa, após a corrida do Imperador de Jade para determinar a ordem dos 12 animais no zodíaco chinês, o macaco colocou essas listras no tigre para apaziguá-lo por ser apenas o terceiro animal mais rápido a vencer a competição.

Fonte: Japan Times.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link