Conheça os palitinhos japoneses elétricos que tornam os alimentos mais salgados

Uma das grandes preocupações na alimentação do dia-a-dia é o consumo excessivo de sal na comida.

E pensando na saúde das pessoas, a Kirin e a Universidade Meiji, através de uma pesquisa em parceria, desenvolveram um par de “hashi”, ou palitinhos japoneses, que podem estimular o sabor do sal em alimentos com baixo teor do mesmo.

palitinho japonês

Este dispositivo, ainda sem nome, faz isso simplesmente enviando uma fraca corrente elétrica diretamente para o alimento.

A solução foi encontrar a forma de onda elétrica certa que afeta os íons, como o cloreto de sódio, que são responsáveis ​​​​pelos gostos salgados, de modo que a salinidade que eles produzem seja aprimorada.

E ainda, essa corrente também afeta os íons do glutamato monossódico, que é responsável pelo sabor umami de alimentos como sopa de missô.

Testes foram realizados alimentando voluntários com gel e um teor de sal específico e pediu aos participantes para avaliar o sabor salgado para estabelecer uma referência.

palitinho japonês

E o resultado foi supreendente. Quando os voluntários usavam os palitinhos elétricos o resultado declarado era de ter mais sal que o que realmente estava no gel.

Resultados encorajadores também foram encontrados em testes usando uma sopa de missô com baixo teor de sal, com relatos de que não apenas a salinidade foi aprimorada, mas também o umami e o sabor geral.

Os pesquisadores por trás deste dispositivo dizem que a corrente usada é muito fraca para ter qualquer efeito no corpo humano.

De qualquer forma, para aqueles que gostam de uma comida mais salgada e conservar a saúde em dia parece ser a solução perfeita. O que você acha?