Luto no mundo Tokusatsu: Jiro Dan, astro de ‘O Regresso de Ultraman’, falece aos 74 anos

O ator Jiro Dan, famoso por protagonizar a série tokusatsu “O Regresso de Ultraman”, faleceu aos 74 anos nesta quarta-feira (22), vítima de câncer de pulmão. A Alpha Agency anunciou a triste notícia na manhã de sexta-feira (24), horário de Tóquio.

Nascido em 30 de janeiro de 1949 em Quioto, com o nome de origem Hideo Murata, Jiro Dan conquistou seu primeiro grande papel como Hideki Go, hospedeiro de Ultraman Jack, em “O Regresso de Ultraman” (1971-72). O ator retornou ao papel em participações especiais em diversas séries, como “Ultraman Taro” (1973-74), “Ultraman Leo” (1974-75) e “Ultraman Mebius” (2006-07).

Relembrando Carreira e Participações Marcantes de Jiro Dan no Tokusatsu

Além disso, Jiro Dan atuou em outros projetos da franquia Tsuburaya. Por exemplo, participou do filme “Ultraman Zearth 2” (1997) e de produções como “Ultraman Mebius & Ultraman Brothers – Yapool Ataca!” (2006) e “Superior Ultraman 8 Brothers – A Grande Batalha Decisiva” (2008). Também atuou em “Ultraman – Mega Batalha na Galáxia Ultra” (2009), “Ultraman Zero: A Vingança de Belial” (2010) e “Ultraman Saga” (2012).

Jiro interpretando o famoso personagem Hideki Go
Jiro interpretando o famoso personagem Hideki Go

Curiosamente, o saudoso dublador brasileiro Ionei Silva (1942-2013) emprestou sua voz para Jiro Dan na versão brasileira de “O Regresso de Ultraman”, realizada em 1975 pela Cinecastro. Em 2011, Silva voltou a dublar Dan nos filmes “Ultraman Mebius & Ultraman Brothers – Yapool Ataca!” e “Superior Ultraman 8 Brothers – A Grande Batalha Decisiva”.

A morte de Jiro Dan representa uma grande perda para o mundo do tokusatsu e para os fãs de Ultraman. Sua contribuição para o gênero e sua presença marcante nas séries e filmes serão sempre lembradas com carinho e respeito.

Em meio à tristeza, é importante celebrar a vida e a carreira de Jiro Dan. Seu talento e dedicação, ajudou a construir a história do tokusatsu e a inspirar gerações de fãs em todo o mundo. Que seu legado continue vivo nas obras que deixou e nas memórias daqueles que o admiravam.