Aumento do turismo no Japão: cerejeiras e retomada pós-pandemia

Em março, o turismo no Japão alcançou seu maior patamar desde o início da pandemia da COVID-19, segundo dados oficiais divulgados recentemente.

Com a flexibilização das restrições de viagem, visitantes de todo o mundo aproveitaram a oportunidade para apreciar as famosas cerejeiras em flor no país pela primeira vez em quatro anos.

Retomada do turismo e números expressivos

De acordo com a Japan National Tourism Organization, o número de visitantes estrangeiros, incluindo turistas e viajantes a negócios, atingiu 1,82 milhão em março, um aumento significativo em relação aos 1,48 milhão registrados em fevereiro.

Apesar do crescimento, os números ainda estão 34% abaixo do registrado em março de 2019, antes das restrições de viagem adotadas em função da pandemia.

Desde outubro, quando o Japão retomou a isenção de visto para diversos países, os números de visitantes têm aumentado constantemente. Recentemente, em 5 de abril, o país suspendeu os testes pré-chegada de COVID-19 para viajantes provenientes da China e pretende eliminar todas as medidas de controle de infecção restantes até 8 de maio.


Leia também


O retorno dos turistas chineses

Em março de 2020, o Japão impôs restrições de viagem a visitantes da China e da Coreia do Sul, seus dois maiores mercados de turismo. Com isso, o turismo no país ficou praticamente paralisado por mais de dois anos, até uma retomada gradual iniciada em junho de 2022.

Os dados de março deste ano mostram um aumento expressivo de turistas chineses, que mais que dobraram em relação a fevereiro, atingindo 75.700 visitantes. Contudo, esse número ainda é modesto em comparação aos 9,5 milhões de turistas chineses registrados em 2019, que representavam um terço de todos os visitantes.

A recuperação total do turismo chinês no Japão deve demorar um pouco mais, devido à escassez de voos e às restrições de viagem ainda impostas por Pequim aos destinos de grupos turísticos.

Fonte: Reuters