No último domingo, cinco corpos foram encontrados durante uma busca submarina pelo helicóptero desaparecido das Forças de Autodefesa do Japão (SDF) em Okinawa, no início deste mês, com 10 tripulantes a bordo. A Força Terrestre de Autodefesa (GSDF) trabalha rapidamente na recuperação dos corpos para confirmar se pertencem aos membros da tripulação do helicóptero UH-60JA.
Uma parte danificada do helicóptero também foi localizada e deve ser recuperada por uma empresa privada de salvamento. A busca pelos outros cinco membros da tripulação que ainda estão desaparecidos continua.
Mergulho profundo e desafios na busca
Os corpos foram encontrados por mergulhadores no leito do oceano, a uma profundidade de aproximadamente 106 metros. Acredita-se que o helicóptero tenha caído após desaparecer do radar logo após decolar da base na ilha de Miyako em 6 de abril.
A descoberta ocorreu após uma busca submarina realizada por meio de mergulho com saturação, uma técnica que permite aos mergulhadores trabalhar em grandes profundidades por longos períodos.
No entanto, as tentativas de usar essa técnica foram interrompidas na sexta-feira devido a falhas no equipamento e pausadas novamente no sábado, devido ao mau tempo.
Dentre os tripulantes do helicóptero, estava o tenente-general Yuichi Sakamoto, comandante da 8ª Divisão da GSDF, de 55 anos, sediado na província de Kumamoto. Os corpos foram encontrados a 6 quilômetros ao norte da ilha de Irabu, ligada à ilha de Miyako por uma ponte. Acredita-se que o acidente seja um incidente aéreo, embora a causa exata ainda seja desconhecida.
Nenhum dos dois centros de controle de tráfego aéreo da área recebeu um sinal de socorro do transmissor localizador de emergência do helicóptero, projetado para ser ativado automaticamente após o impacto.
O helicóptero passou por uma inspeção especial no final de março, após 50 horas de voo, e foi submetido a um voo de teste de uma hora para verificar sua segurança. Nenhuma anormalidade foi encontrada na época, de acordo com a GSDF.
Leia também
- Helicóptero militar japonês desaparece com 10 a bordo perto de Okinawa
- Primeiro Ministro do Japão sofre atentado com explosivo e sai ileso
Fonte: Kyodo News