Em antecipação à emissão das novas notas de iene em 2024, o Banco do Japão apresentou no dia 14 o novo design à imprensa. A principal inovação é a implementação de um holograma em novas notas de iene, que apresenta um retrato em movimento quando inclinado.
Holograma e outras melhorias
Além do holograma, as notas também trazem outras melhorias. O chamado “sukashi” não apenas exibe o retrato, mas também altera a espessura do papel de forma sutil, criando um padrão de alta definição.
A fim de facilitar a identificação das notas para pessoas com deficiência visual, ajustes como aumento do tamanho dos números e a inclusão de texturas táteis também foram realizados.
Estima-se que, ao longo do ano, serão impressas aproximadamente 30 bilhões e 300 milhões de novas notas de iene, incluindo as de 10.000, 5.000 e 1.000 ienes. A partir do dia 14, as novas cédulas serão exibidas em etapas no Museu da Moeda e nas filiais do Banco do Japão em todo o país.
Leia também
- Novas notas japonesas serão lançadas em 2024
- Conheça Ponkichi, o ilustrador japonês que inventou notas de ienes
Veja os modelos das notas:
NOTA DE 10 MIL IENES
A nova nota de 10.000 ienes contará com o famoso industrial Eiichi Shibusawa. Este famoso personagem foi o grande impulsionador da indústria japonesa do século 19 até o início do século 20, e é considerado o “pai do capitalismo japonês”.
NOTA DE 5 MIL IENES
A nota de 5.000 ienes apresentará Umeko Tsuda, pioneira na educação feminina japonesa.
NOTA DE MIL IENES
A nota de 1.000 ienes contará com o bacteriologista Shibasaburo Kitasato. Suas realizações no campo da prevenção de doenças infecciosas incluem o desenvolvimento de um tratamento para o tétano.
Fonte: ANN News