Japão em alerta: Especialistas preveem 9ª onda de COVID devastadora

Especialistas japoneses alertam que o país pode enfrentar uma devastadora 9ª onda de COVID, possivelmente maior que a anterior, devido a uma nova subvariante altamente contagiosa do vírus.

O ministro da saúde, Katsunobu Kato, destacou o recente aumento de casos da subvariante XBB.1.5 Omicron.

A preocupação com a nova onda

O grupo de especialistas, liderado por Takaji Wakita, que chefia um painel consultivo do Ministério da Saúde para medidas contra a COVID-19, apresentou esta opinião em uma reunião recente.

Eles enfatizaram a necessidade de continuar tomando medidas para proteger os idosos, que estão em maior risco de morte pelo vírus, e aqueles com doenças pré-existentes.

Enfrentando o desafio da população envelhecida

Os especialistas também apontaram que, devido ao envelhecimento da população, o Japão pode ver sua taxa de mortalidade permanecer alta em comparação com outros países.

Eles sublinharam a importância das vacinações de reforço e de esforços adicionais para prevenir infecções em lares de idosos e instituições médicas.


Leia também


Na semana que terminou na terça-feira, o número de infecções por coronavírus no Japão foi 1,06 vezes maior que na semana anterior, com 33 das 47 províncias registrando um aumento, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar. O ministro Katsunobu Kato alertou para a possibilidade de infecções se espalharem até o verão deste ano.

Fonte: Japan Today