Máquina de venda automática no Japão vende carne de ursos invasores

Uma cidade remota no Japão encontrou uma maneira inusitada de lidar com a crescente ameaça dos ursos asiáticos negros: comercializar sua carne em máquinas de venda automática.

Esses animais, classificados como uma espécie vulnerável, são capturados por caçadores em armadilhas ou nas montanhas para evitar ataques à população local.

Ameaça crescente de ursos em áreas rurais do Japão

Nas áreas rurais do Japão, os ataques de ursos tornaram-se um problema crescente devido à escassez de alimento nas florestas, fazendo com que os animais se aproximem das áreas habitadas.

Daishi Sato, dono de um restaurante de “soba” (macarrão japonês) próximo à estação de trem de Semboku, em Akita, instalou a máquina de venda automática em frente ao seu estabelecimento.


Leia também


Embora os ursos asiáticos negros sejam considerados vulneráveis, não estão em risco crítico de extinção, e é legal consumir sua carne no Japão. Segundo Sato, a carne dos ursos capturados em armadilhas é mais saborosa, pois o sangue é drenado imediatamente.

As máquinas de venda automática no Japão são conhecidas por oferecer uma grande variedade de produtos, desde bebidas, lanches e máscaras cirúrgicas até itens mais exóticos, como insetos comestíveis e carne de baleia.

Sato espera atrair turistas que visitam a cidade com a oferta incomum de carne de urso. Ele vende de sete a dez pacotes de 250 gramas, custando 2.200 ienes cada, em uma semana média.

No ano passado, 75 pessoas foram feridas no Japão em encontros com ursos, e duas morreram, conforme dados do governo. Uma das mortes ocorreu em Akita, local onde a máquina de venda automática de carne de urso foi instalada.

Fonte: Japan Today