Kompeitō ou konpeito (金平糖, 金米糖, ou 金餅糖 ) é a palavra utilizada para nomear um tipo de docinho, bala ou confeito japonês de origem portuguesa.
Os konpeito são pequenos, coloridos e bonitos docinhos feitos quase inteiramente de açúcar, que ocupam um lugar especial na história e cultura do Japão, por várias razões. Conheça algumas delas.
Os cristãos portugueses subornaram o governo do Japão com konpeito
Os portugueses introduziram o açúcar e o konpeito no Japão no século XVI, quando o açúcar era completamente desconhecido para os japoneses, por isso era extremamente valioso.
Em 1569, o missionário português, Luís Fróis, usou os encantos do konpeito para obter de Oda Nobunaga a permissão para o estabelecimento das missões cristãs.
O konpeito ainda é feito de forma artesanal
Leva de 7 a 13 dias para produzir um konpeito e sua fabricação data de 1911. A alta qualidade konpeito é garantida por artesãos que ainda usam as mesmas técnicas desenvolvidas no período Meiji.
No começo da fabricação, o konpeito é um pequeno grão de açúcar, que passa por um processo de rotação, aquecimento e adição de xarope de açúcar por muitos dias, em uma máquina em forma de disco chamada Dora. Este processo dá ao konpeito suas típicas minúsculas protuberâncias, tornando-o duro e de textura granulada.
Os fantasmas da fuligem amam comer konpeito
Os susuwatari são um tipo de yokai (fantasma japonês) que podem ser traduzidos como fuligem e aparecem em filmes muito conhecidos, como Meu vizinho Totoro e A Viagem de Chihiro.
Os espíritos da fuligem comem konpeito.
Konpeito é o presente do Imperador
Se você visitar o Imperador, ele lhe dará konpeito. Por muitos anos este é o presente de agradecimento padrão para os visitantes da Casa Imperial do Japão.
Ele é dado em uma simpática embalagem conhecida como um bonbonieru.
Ficou com vontade de experimentar, ou já provou?