Otsumami: aperitivos japoneses para acompanhar a cervejinha

Os aperitivos japoneses são chamados de otsumami e podem ser servidos antes das refeições em confraternizações e são ótimos para acompanhar um copo de saquê ou cerveja.

Algumas lojas de conveniência no Japão, as konbinis, são dedicadas ou possuem uma grande seção para os otsumami. Aqui no Brasil, algumas variedades podem ser encontradas em lojas especializadas em alimentos orientais com facilidade, confira alguns deles.

Ervilhas tostadas

Esse é um otsumami tradicional japonês, as ervilhas tostadas possuem vários sabores, entre eles o mais famoso é o de sabor wasabi. O gosto é picante e típico do condimento japonês é ótimo para acompanhar a cerveja ou uma bebida alcólica.

Edamame

O edamame é a vagem fervida em água com sal, é um ótimo otsumami e pode ser viciante. Pode ser temperado com alho granulado ou consumido apenas com sal.

Ika Ten

O tempurá de lula é um otsumami conhecido como Ika Ten é bem tradicional no Japão, crocante, salgado e delicioso para acompanhar a cerveja.

Saki Ika

Outro otsumami de lula, o saki ika é servido em fatias bem finas temperadas com sal ou togarashi (pimenta vermelha) e podem ser fritos como tempurá.

Nori ten

O nori servido como tempurá vira um petisco delicioso.

Frango teriyaki

As asas de frango preparadas no estilo teriyaki caem bem como petisco.

Karaage

Karaage é o frango frito no estilo tradicional japonês, seu diferencial está no tempero do frango, que é marinado em shoyu, alho, gengibre e saquê.

Shoyu Tamago

Ovos marinados no shoyu são acompanhamentos comuns do ramen, mas são bem aceitos como otsumami também!

Dashi Tofu

O tofu frito em molho dashi é ideal para realçar o sabor das bebidas.

Shitake e Shimeji

Os cogumelos refogados com shoyu são deliciosos otsumamis!

Tara cheese

Palitinhos de queijo misturados com pasta de peixe no melhor estilo tradicional japonês para consumir com cerveja.

Kaki no tane

Esse salgadinho pode ser encontrado facilmente nas lojas especializadas em produtos orientais, o biscoito de arroz japonês apimentado vai sortido com nozes.

Tsukemono

O tsukemono é recomendado para acompanhar o saquê e pode ser um otsumami para apreciar cerveja também.

Qual o melhor otsumami na opinião de vocês, faltou algum na lista? Se gostou do artigo não deixe de comentar, curtir ou compartilhar!

Comentários

Copy link