Um cafezinho com Goku: “Dragon Ball” festeja seus 30 anos em três cafeterias do Japão

Além de café e outras bebidas, os espaços ainda contam com vendas de souvenirs, bottons e camisetas comemorativas

 

O anime Dragon Ball (ドラゴンボール , Doragon Bōru), exibido pela primeira vez em 1986 na TV japonesa, completa 30 anos de existência em 2016. A obra que ganhou sucesso internacional – tendo no Brasil um número quase infindável de fãs -, resolveu comemorar a data com a abertura de três cafeterias temáticas no Japão: duas em Tóquio (em OmotesandōShibuya) e uma na cidade de Osaka. 

Como muitas obras seriais e animadas da cultura japonesa, Dragon Ball também vem de um mangá escrito por Akira Toriyama, um dos managakás mais venerados no mundo oriental e ocidental. A história que daria início ao cultuado anime foi publicada em 42 volumes, primeiramente em uma revista japonesa (Weekly Shonen Jump) em 1984. Para se ter uma ideia do sucesso, o mangá teve ao todo 519 capítulos que levariam dois anos depois do primeiro volume a narrativa à TV do Japão e, não muito tempo após sua estreia televisiva, ao mundo todo. No Brasil, porém, a história só chegaria aqui dez anos depois: em 1996.

Com elementos vindos também da mitologia chinesa (a história é baseada no clássico romance chinês “Jornada ao Oeste” (西遊記)), Akira criou um mundo fantasioso, com lutas espetaculares, poderes, aventuras incríveis, dragões, máquinas futurísticas, alienígenas e qualquer coisa que sua imaginação permitisse.

Tudo começa com o pequeno garoto Son Goku, que mora sozinho na Montanha Paozu. Ele foi achado numa floresta pelo velho Son Gohan, que o ensinou artes marciais. Numa noite, Gohan foi morto por um monstro misterioso. Ágil, forte e sem nenhum sinal de maldade dentro de si, Goku se difere das outras pessoas por ter um rabo de macaco.

A história de Dragon Ball dá seu ponta pé quando Goku conhece a garota Bulma. Ela o convence a ajuda-lá na busca pelas Esferas do Dragão que, quando reunidas, invocam o deus Dragão Shenlong que pode realizar um desejo. Com o tempo, Goku vai crescendo, fazendo novas amizades e livrando o mundo do Imperador Pilaf, as Forças Red Ribbon e o temível Piccolo Daimaoh. Mas deixando a história de lado, que você deve já saber de cor, que tal darmos uma olhada no que tem lá dentro e ver como são estes cafés temáticos?

O que tem dentro das cafeterias?

Com comidas e bebidas decoradas em homenagem ao anime, as cafeterias ainda vendem de canecas e pratos até sacolas e camisetas com imagens de Son Goku e muitos outros personagens dos desenhos. Certamente é o paraíso perfeito para qualquer fã que sempre sonhou em poder estar em um ambiente nos quais as aventuras de Dragon Ball pudessem ser celebradas ao lado de amigos. Além dos alimentos decorados, todo a cafeteria segue o mesmo estilo deixando o lugar ainda mais com a sensação de que você está dentro do anime.

De acordo com informações publicadas na página comemorativa das três décadas do anime, Dragon Ball Super Saiyan Special Site (DB SSSS), nós destacamos algumas fotos que mostram o interior, a decoração dos ambientes e alguns produtos que estão à venda para que você aguce ainda mais a sua vontade de poder conhecer o café temático de Dragon Ball.

dentro-db2
Espaço interno da cafeteria é decorado com as cores do anime (Divulgação/DB SSSS)

 

dentro-db3
Um grande painel destaca alguns, dos muitos, melhores momentos de Dragon Ball (Divulgação/DB SSSS)

 

dentrodb
Em um telão algumas images de personagens icônicos, como Super Boo (Majin Boo), são projetadas no ambiente (Divulgação/DB SSSS)

 

camisetas-db
Camisetas com estampas de personagens e cenas do anime também estão à venda no café (Divulgação/DB SSSS)

 

pratos-db
Alguns dos souvenirs que podem ser adquiridos pelos clientes-fãs que frequentam a cafeteria (Divulgação/DB SSSS)

 

lembrancinhas-db
Os bottons com os personagens de Dragon Ball, mesmo pequenos, chamam a atenção de quem passa pelo café (Divulgação/DB SSSS)

Pratos e bebidas temáticas

Como não poderia deixar de ser, além de toda a ambientação que envolve os fãs, as cafeterias também capricharam no preparo de pratos e bebidas que de alguma maneira façam referência às muitas memórias que temos de Dragon Ball. Alguns destes pratos, bebidas e sobremesas podem ser vistos nas imagens que destacamos a vocês.

Um dos pratos principais, à base de carne, já traz no topo do arroz a personagem HAHAHA
Um dos pratos principais já traz, no topo do arroz, um personagem de Dragon Ball: Trunks (Divulgação/DB SSSS)

 

Um dos clientes se deliciando com seu pedido enquanto a gente tem aquela invejinha boa por não poder também estar lá
Um dos clientes se deliciando com seu pedido enquanto a gente tem aquela invejinha boa por não poder também estar lá (Divulgação/DB SSSS)

 

Será que pode levar para casa esse depois de beber a bebida? Por favor, diz que sim!
Será que pode levar o Piccolo para casa esse depois de beber tudo? Por favor, diz que sim! (Divulgação/DB SSSS)

 

Fala sério: não dá uma peninha ter comer esta sobremesa? Ela é tão linda com esse Goku aí em cima.
Fala sério: não dá uma peninha ter comer esta sobremesa? Ela é está tão linda com o Goku ali em cima (Divulgação/DB SSSS)

 

sobremesadb
Se você começar a sentir um apreço muito especial por Majin Boo é sinal que a sobremesa não tem como ser ruim (Divulgação/DB SSSS)

Como chegar até as cafeterias?

Abaixo nós separamos o endereço dos três cafés e o horário de abertura de cada um deles. Para ter maiores informações, como confirmação do horário e também de dias de abertura, além de preços e dicas de prato, recomendamos que você acesse o link do website de cada uma das cafeterias.

  • Tower Records Cafe (Shibuya branch) / タワレコカフェ (渋谷店)
    Endereço: Tokyo-to, Shibuya-ku, Jinnan 1—2-14
    東京都渋谷区神南1−22−14
    Abre das 10h às 22h
    Website para maiores informações
  • Tower Records Cafe (Omoteando branch) / タワレコカフェ (表参道店)
    Endereço: Tokyo-to, Shibuya-ku, Jingumae 6-3-9, Imon Building 2nd floor
    東京都渋谷区 神宮前6丁目3-9 井門原宿ビル2階
    Abre das 11h às 22h
    Website para maiores informações
  • Tower Records Cafe (Umeda NU Chayamachi branch) / タワレコカフェ (梅田NU茶屋町店)
    Endereço: Osaka-fu, Osaka-shi, Kita-ku, Chayamachi 10-12, NU Chayamachi 6th floor
    大阪府大阪市北区茶屋町10−12 NU茶屋町 6F
    Abre das 11h às 22h
    Website para maiores informações

E se por acaso você for lá, por favor, volte aqui e nos conte um pouco mais de como foi a experiência. Mas nós, com certeza, já imaginamos que você será recebido com um sonoro “お帰りなさい” (Bem-vindo!) de Goku!

Já na entrada não poderia haver ninguém mais especial para te receber do que ele: Goku! お帰りなさい。
Já na entrada não poderia haver ninguém mais especial para te receber do que ele: お帰りなさい。(Divulgação/DB SSSS)

As cafeterias para além de um bom divertimento servem também para relembrarmos, mesmo que por alguns minutos, todas as memórias afetivas da infância e adolescência que temos com o anime. Se você está no Japão e, por algum motivo, conseguir passar por algum dos cafés, certamente só de entrar no lugar você terá um revival, virão aquelas lembrança de dias que não voltam mais, mas que ficaram marcados em nossas mentes.

E, claro, lembre-se: todos os seus esforços em ajudar Goku e seu genki dama a salvar a Terra valeram a pena. O planeta será eternamente grato a você: どう もありがとうございます.

 

Comentários

Copy link