Yokocho: becos com sabor de nostalgia [vídeo]

Yokocho – Significado

Yokocho em japonês, significa “beco fora da rua principal”. No entanto, refere-se também a pequenos pubs e bares enfileirados ao longo desses becos, com sabor e aroma de nostalgia.

Os pequenos Yokocho podem ser encontrados nas cidades de todo o Japão. Porém, como é de se esperar, prevalecem nas cidades de Tóquio e Osaka.

Conheça um pouco desses ambientes tão particularmente japoneses que estão virando os novos pontos de encontro para os jovens e mulheres.

rsz_yokocho4

Yokocho – Tóquio

Em Tóquio são muito conhecidos o Omoid Yokocho em Shinjuku, o Nombei Yokocho em Shibuya e o Harmonica Yokocho em Kichijoji. Principalmente por se tratarem de pontos históricos, onde os pequenos estabelecimentos desses becos surgiram após a cidade ter sido destruída na Segunda Guerra Mundial.

rsz_yokocho2

Os Yokocho são particularmente populares entre os homens de meia idade ou mais velhos.

Por dentro do Yokocho

Ao caminhar por esses becos estreitos, e algumas vezes fechados, é possível sentir-se como alguém que voltou ao velho japão da década de 50.

A atmosfera do Yokocho é sempre muito amigável e as conversas dos pubs e bares invadem suavemente as estreitas passagens, onde é possível observar os clientes dos estabelecimentos conversando descontraidamente com os funcionários.

rsz_yokocho1

No interior do Yokocho é possível sentir os aromas dos vapores que saem de pratos gigantes de motsuni, do frango ou da carne cozidos, da fumaça das churrasqueiras assando yakitori ou do frango no espeto. Pratos esses, que fazem parte do menu padrão e que satisfazem o apetite de seus clientes desde os primeiros dias da existência do Yokocho.

Acompanhe no vídeo abaixo, do canal hiokinskywalker do YouTube, uma experiência de caminhar por alguns populares Yokocho de Tóquio.

O Yokocho se renova para atrair jovens e mulheres

Recentemente, os Yokocho têm estado sob os holofotes das novas gerações, e esse locais estão experimentando um verdadeiro boom de popularidade.

Os estabelecimentos dos Yokocho que antes eram frequentados majoritariamente por homens mais velhos, agora estão se habituando à frequência de um público mais jovem e de mulheres.

rsz_1yokocho3

O maior motivo dessa popularidade são as bebidas e refeições mais baratas, principalmente a ampla variedade de motsuni e yakitori que esses locais preparam constantemente.

Mas não é só isso. A atmosfera simples e acolhedora do Yokocho, proporciona um local ideal para desfrutar de uma boa conversa e fazer novos amigos.

O Yokocho possibilita também, aos jovens e mulheres, a chance de dar uma pausa na correria do dia-a-dia e voltar a experimentar o velho calor humano.

rsz_yokocho5

Hoje portanto, é muito comum ver grupos de jovens e senhoras lotando os pubs e bares do Yokocho. E sua popularidade também tem agradado muito aos turistas.

Nesse sentido, muitos esforços caminham para se criar um Yokocho inteiramente novo. E em Tóquio, alguns desses becos estão sendo remodelados para criar um visual retrô e oferecer uma experiência verdadeiramente nostálgica e acolhedora para as mulheres, gerações mais jovens e turistas.

Esses becos nos lembram muito os cenários de vários filmes japoneses e animes. O que acham?

Comentários

Copy link