Shirube: izakaya imperdível em Tóquio

Depois das (pelo menos) 10 idas ao Shirube durante o ano que passei aqui, posso dizer que ele é meu izakaya preferido em Tóquio. Geralmente, é pra lá que eu levo quem vem de fora. O ambiente é super animado, a comida é deliciosa e fica numa região bem legal daqui.

Descobri esse lugar super por acaso, quando estava passeando pela primeira vez por Shimokitazawa, um bairro menorzinho, conhecido pelas pequenas casas de show, lojas de artigos vintage e restaurantes descolados.

Na primeira vez que fui, há 3 anos, eles não tinham cardápio em inglês e não recebiam tantos turistas. No último domingo, vi que a situação está beeem diferente. Fora que, por conta da Golden Week (semana de feriado prolongado), o bar estava bombando mais do que o normal e o serviço estava um pouco atrapalhado.

Ainda assim, a comida estava fantástica, como sempre.


Os pedidos obrigatórios são o tartar de avocado com atum e o peixe saba (cavalinha), que é maçaricado na mesa, tornando-se o grande evento da noite. Os garçons são mega animados e pedem para que o cliente, geralmente aquele que está indo pela primeira vez, esprema um limão ao final.

De praxe, eles dão um desconto de 1000 ienes (quase 10 dólares) para cada 2 pessoas na mesa. Geralmente, a conta acaba saindo em 3000, 3500 ienes por cabeça (quase 30 a 35 dólares), incluindo bebidas. Em izakayas mais simples, sem tantas especialidades da casa, gasta-se praticamente a mesma coisa, o que torna o Shirube uma opção de ótimo custo-benefício. Por aqui, é difícil sair pra beber e comer uma coisinha e gastar pouco pois só um chopp custa, em média de 500 a 600 ienes.

Outra dica, que vale também para outros izakayas, é: vá em grupo, em pelo menos 4 pessoas. O legal desses bares é compartilhar as porções, assim como fazemos no Brasil. Quanto mais compartilhamos, mais podemos experimentar outras delícias pela frente!

Como chegar lá: chegando na estação Shimokitazawa, pegue a saída sul. Vire à direita e desça dois quarteirões dessa rua principal, até ver o Mister Donuts na esquina. Entre na rua à direita e pegue a ruazinha da esquerda na bifurcação. Ande alguns passos e voilà! Nas cortinas de estilo japonês (chamadas noren) logo na entrada você verá escrito “Izaka ya ism” – que por muito tempo achei que fosse o nome do local. Pero no!!

Procurando por “Shirube Shimokitazawa”, o Google te mostrará a localização exata (vai que um dia o Mister Donuts deixe de existir…).

Mais artigos da autora: