Charaben: um bentô lindo de se comer

Não é novidade de que o bentô (ou obentô), refeição japonesa embalada, são também bastante populares no Brasil. Sua variedade e estética chamam a atenção dos apreciadores dessa marmita.

No entanto, algumas mães japonesas vão um pouco mais além. Aquelas que possuem tempo para a preparação e uma certa habilidade artística, exploram o mundo do charaben, uma forma abreviada de character bentô, algo como bentô com personagens.

Crédito: Divulgação
Crédito: obento4kids

 

Charaben é um estilo de bentô arrumado de forma elaborada em que o arroz e os acompanhamentos são feitos em formatos de pessoas, personagens populares, animais e plantas. Neste bentô, os alimentos ganham novas funções. Brócolis são árvores, nori são cabelos e cenouras são flores.

Crédito: Divulgação

Na maioria dos jardins de infância do Japão é comum as crianças levarem seus almoços para a escola. Portanto, este tipo específico de bentô foi criado pelas mães japonesas com o intuito de incentivar os filhos a comerem a sua refeição e introduzi-los a uma ampla variedade de alimentos. E da mesma forma que os bentôs tradicionais, a finalidade é de que o charaben seja apetitoso, balanceado e visualmente bonito.

Crédito: Cook with Kathy

Tomomi Maruo, artista de comida, é uma entusiasta do charaben. Apesar do alto tempo gasto no preparo desta marmita, ela afirma que ver o sorriso no rosto de sua filha ao abrir o bentô é o seu maior incentivo para a preparação desses elaborados bentôs.

Com suas habilidades e paixão em preparar alimentos balanceados e divertidos, Tomomi Maruo dá aulas sobre como fazer o charaben à outras mães. Além disso, ela possui um canal no Youtube chamado Obento4kids onde dá várias dicas.

Confira o vídeo a seguir, publicado recentemente pelo canal Great Big Story, para aprender mais sobre o charaben.

 

Esses bentôs são tão bonitos que dá até dó de comê-los, vocês não acham?

 

 

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link