Nada de sushi e sashimi. Hoje falaremos de pratos da culinária japonesa que saem do óbvio para os brasileiros.
Confira 4 alimentos exóticos encontrados no Japão.
1 – Shiokara
Shiokara é um animal marinho (lula é o mais comum) fermentado em suas próprias vísceras. Além de ser bastante salgado, o prato possui sabor e cheiro intensos. Esse prato pode ser consumido puro ou com arroz branco e é comumente acompanhado de bebidas alcoólicas.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=lRcjfdiFwVo?rel=0]
2 – Fugu (baiacu)
O fugu é servido cru como sashimi cortado em fatias finas ou em um prato quente como ensopado. Esse peixe possui sabor suave.
A iguaria contém uma quantidade letal de veneno, portanto, é um peixe que deve ser manejado por um especialista para que suas partes tóxicas sejam removidas corretamente. Desde 1958, é necessária uma licença especial para preparar o fugu. Tanto cuidado não é exagero já que, entre 1996 e 2006, ocorreram em média 30 envenenamentos por baiacu no Japão.
3 – Basashi (sashimi de carne de cavalo)
Basashi, também conhecido como Sakura-niku, em referência a cor avermelhada das flores das cerejeiras, trata-se de um sashimi de carne de cavalo. Geralmente, um molho de alho, gengibre, wasabi, shoyu e cebolinha acompanha a iguaria.
Conta-se que o prato foi criado como um substituto ao sashimi tradicional de atum, devido a restrições à pesca dessa espécie em determinada época. O sashimi de cavalo é uma especialidade das províncias de Kumamoto, Gifu, Nagano, Yamanashi e Fukushima.
4 – Shirasu
Shirasu é um termo geral para peixes brancos, pequenos e jovens, que medem cerca de um centímetro. Geralmente são utilizados a sardinha, a enguia, o arenque e o ayu. Como são macias, o peixe é comido inteiro, seja cru, seco ou cozido. Um dos aspectos que mais chama a atenção é a sua aparência.
Esses foram apenas cinco dentre muitos pratos exóticos que o Japão oferece. Você já experimentou algum desses?