Garrafas com peixes voadores dentro estão disponíveis em máquinas automáticas de Tóquio

Os moradores de Tóquio agora podem obter caldo de peixe voador a qualquer hora do dia ou da noite em máquinas de venda automática.

O caldo dashi é originário do Japão e é um ingrediente indispensável em toda cozinha japonesa. Na sopa de missô e macarrão ou até mesmo em grelhados, o dashi é essencial para transmitir um sabor único em muitos dos conhecidos pratos do país. Saiba mais sobre ele!

O dashi de Kyushu

Normalmente feito de kombu (alga) ou katsuoboshi (flocos secos de bonito defumado), o dashi às vezes pode ser feito de outros ingredientes, como sardinhas, cogumelos shiitake ou como os habitantes de Kyushu, uma ilha ao sul, o preparam, com peixe voador.

Conhecido como yakiago, o peixe voador frito é utilizado para adicionar um sabor e fragrância únicos ao caldo, e tem sido usado para fazer dashi em Kyushu há muitos anos.

Dashidouraku em Tóquio

Mesmo no continente, na prefeitura de Hiroshima, o caldo de peixe voador tem uma legião de consumidores, que se dirigem a um restaurante local para provar o caldo dashi do Dashidouraku.

O caldo dashi do Dashidouraku é tão popular que os donos do restaurante decidiram, desde 2007, engarrafá-lo em vasilhames de 500ml, para os clientes comprarem e levarem.

Créditos: divulgação

Isso tornou o caldo ainda mais conhecido, principalmente pelo seu meio de distribuição, através de máquinas de venda automática exclusivas do Dashidouraku.

Máquinas de venda automática

As máquinas de venda automática podem ser encontradas nas seguintes prefeituras: Kanagawa, Aichi, Kyoto, Hyogo, Osaka, Okayama, Hiroshima e Fukuoka.

Recentemente, a empresa decidiu distribuir seu caldo em todo o Japão, e intensificou sua publicidade depois que Tóquio recebeu suas quatro primeiras máquinas de venda automática Dashidouraku premium.

As máquinas de Tóquio estão vendendo dois tipos de caldo dashi: o original, que inclui a alga marinha kombu e um peixe voador frito inteiro, e um tipo premium que adiciona Sodabushi (cavala seca) à mistura, para dar ainda mais profundidade ao sabor.

O tipo original é vendido em média por ¥700 a garrafa, enquanto o preço médio do tipo premium é ¥750. As máquinas estão identificadas em japonês e em inglês, na parte inferior.

Embora cada garrafa tenha um peixe inteiro, não é recomendável que ele seja comido, já que a função dele é apenas transferir seu sabor grelhado para o caldo.

Os moradores de Tóquio ficaram muito curiosos para provar o novo dashi, não só pelo sabor diferente, mas também pela incomum experiência de comprá-lo em uma máquina de venda automática.

Para descobrir onde as máquinas estão localizadas por todo Japão, basta procurar por mais informações no site do produto.

Quer provar?

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link