Comfort food: as comidas mais simples e reconfortantes dos japoneses

Um bolinho de chuva da vovó. Ou então, aquele pratão de arroz, feijão e bife acebolado. Independente do prato, todos nós temos aquelas comidinhas que nos fazem sentir bem e que nos levam de volta à infância.

Essas são as chamadas comfort food, termo de origem americana que pode ser traduzido como “comida de conforto” ou “comida emocional”. Essas comidas possuem relação com os reflexos emocionais proporcionados pela alimentação: aquela sensação de conforto e prazer que temos ao comer a comida das nossas avós e mães. O comfort food varia de acordo com o local e a pessoa.

Alguns comfort foods são comuns à grande parte da população japonesa. Vamos listar alguns.

1 – Karê

(Crédito: Divulgação)

Apesar de não possuir origem japonesa, o karê foi adaptado ao paladar japonês a partir da Era Meiji, quando foi introduzido no Japão, tornando um prato bastante presente nas mesas de famílias japonesas.

2 – Missoshiru

(Crédito: Divulgação)

O misoshiru (sopa de missô) é um prato consumido com frequência pelos japoneses. Normalmente é preparado com soja, hondashi e cebolinha, podendo acrescentar outros ingredientes como tofu e legumes. Geralmente, é servido antes do prato principal e é consumido quente. Além disso, o misoshiru acompanhado de uma tigela de arroz é considerado um clássico do café da manhã dos japoneses.

3 – Oniguiri

(Crédito: Divulgação)

O oniguiri (bolinho de arroz japonês) pode ser feito somente com arroz ou pode receber vários tipos de recheio como salmão frito e umeboshi. Feito a partir de arroz fresco ou sobras do dia anterior, é uma comida bastante comum para bentôs e piqueniques.

4 – Tempurá

(Crédito: Divulgação)

O tempurá consiste em vegetais e frutos do mar envoltos em uma massa e fritos. Embora a receita seja de origem portuguesa, é um prato muito popular no Japão.

5 – Tamago Kake Gohan

(Crédito: Divulgação)

Prato extremamente simples, consiste apenas em arroz cozido, um ovo cru e um pouco de shoyu (molho de soja).

6 – Okayu

(Crédito: Divulgação)

O okayu (papa de arroz) é um prato geralmente consumido quando não está se sentindo muito bem, pois é de fácil digestão. Vários ingredientes tais como umeboshi, frango e rabanetes podem ser adicionados se desejado.

7 – Ochazuke 

(Crédito: Divulgação)

O ochazuke é outro prato bastante simples de ser preparado. É feito com arroz misturado ao chá verde, sendo possível adicionar outros ingredientes.

8 – Okonomiyaki

(Crédito: Divulgação)

O okonomiyaki é um tipo de panqueca frita japonesa que consiste na massa e no repolho. Coberturas e ingredientes variados são adicionados. Esta variabilidade é refletida no nome do prato; “Okonomi” significa literalmente “ao gosto de alguém”.

9 – Nabe

(Crédito: Divulgação)

O nabe refere-se a um acompanhamento preparado em uma panela que fica no meio da mesa e que é servido sem ser transferido para uma travessa. Carne e legumes são adicionados ao longo do jantar, com cada pessoa ao redor da mesa alcançando o recipiente com seus próprios hashis. Nabe é um alimento consumido geralmente no inverno junto à família e à amigos próximos.

10 – Udon

(Crédito: Divulgação)

Udon, tipo de macarrão grosso feito de farinha, é normalmente servido como sopa, em caldo quente à base de dashi, shoyu e sakê mirin. Sobre o udon, são acrescentados um ou mais ingredientes para complementar o prato.

 

É claro que esses são apenas dez dos muitos alimentos “confortáveis” que existem no Japão. Mas se você consome comidas japonesas desde criança, aposto que se identificou com alguns desses pratos. Contê-nos qual é o seu comfort food!

 

Fonte: rocketnews24

 

Comentários

Copy link