À primeira vista, até parece um bolo tradicional. Mas, ao olharmos mais atentamente nos deparamos com uma surpresa: salad cake – um bolo feito de salada. Baseado no conceito “Funny to look at, funny to eat” (“Divertido de olhar, divertido de comer”), a nova forma de salada foi criada para parecer exatamente como um bolo decorado.
Imagine morder um lindo e apetitoso bolo, mas ao invés de notas açucaradas, encontrarmos sabores frescos de vegetais como cenoura, repolho e beterraba.
Bonito e super saudável, o salad cake é a mais recente atração alimentar do Japão, graças à Mitsuki Moriyasu, proprietária do Vegedeco Salad Café em Nagoya e designer de alimentos. Em 2015, ela criou o que ela chama de “Vegedeco Salad” como uma alternativa saudável para os clássicos bolos assados.
O seu conteúdo é feito por uma receita livre de glúten e açúcar. Enquanto o recheio recebe vários legumes, esses bolos também incluem uma massa feita através de uma mistura macia de pó de soja, ovos e óleo vegetal. E o glacê é um creme de tofu colorido com corantes vegetais naturais como suco de beterraba.
Origem da ideia
Os dois filhos de Moriyasu possuem alergias alimentares e, portanto, durante anos ela vinha testando receitas a fim de achar alternativas para o açúcar e o trigo. Além disso, ela notou mudanças positivas em seu próprio corpo proporcionadas por uma dieta baixa em açúcar e livre de glúten.
Dessa forma, impulsionada pelo desejo de uma alimentação saudável e um prato equilibrado a seus filhos, ela criou esta inusitada receita. “Eu decidi que queria fazer algo que parecesse bonito e que também tivesse muitos legumes. Então, eu fiz um bolo – mas com muitos legumes”, disse à CNN.
Criações deslumbrantes e coloridas
Além do seu aspecto saudável, a sua aparência é um dos seus maiores destaques. A atenção aos detalhes e o perfeccionismo na montagem produz resultados incríveis.
Moriyasu já criou cerca de 50 designs, todos com diferentes sabores e combinações de vegetais.
Moriyasu leva cerca de uma hora para preparar um salad cake. O processo inclui o preparo do creme de tofu, o corte dos vegetais, 15 minutos para a montagem dos ingredientes e 10 minutos para a decoração.
Aulas
Em outubro de 2016, a proprietária abriu o Vegedeco Salad School, onde ela ministra aulas ensinando como preparar os bolos em casa.
No seu curso, Moriyasu dá aulas de demonstração e dicas sobre técnicas de decoração dos bolos.
Com essa iniciativa, Moriyasu alerta para o alto consumo de açúcar e farinha de trigo no Japão. “Sem usar açúcar e farinha, eu percebi que você ainda pode ter uma experiência divertida e surpreendente comendo uma salada que tem forma de um bolo”.
— CNN International (@cnni) 13 de março de 2017
Para mais informações, você pode acessar o site Vegedeco Salad.
Fonte: CNN, Vegedeco Salad