Baratos, gostosos e divertidos! Os primeiros doces e salgadinhos japoneses foram criados pelo Samurai no século 15 como uma maneira de carregar comidas que durassem bastante tempo e que fossem fáceis de serem transportadas para as batalhas. Durante a década de 1860, com a importação de açúcar e grãos, as fábricas japonesas começaram a produzir snacks (petiscos, lanchinhos) no estilo ocidental. Porém, logo, esses alimentos foram adaptados à cultura local.
À medida que o país se industrializava, os trabalhadores passavam mais tempo nas fábricas e as famílias tinham mais dinheiro no bolso. Dessa forma, os doces e salgadinhos passaram a ser mais cada vez mais consumidos.
Hoje, a indústria japonesa de snacks é altamente competitiva. As marcas populares estão sempre introduzindo novos sabores de edição limitada para chamar a atenção dos consumidores. Devido a isso, muitos aperitivos vêm e vão rapidamente. Mas, neste ambiente de constante mudança, alguns snacks têm se mantido nas prateleiras por longos anos, sendo considerados doces e salgadinhos japoneses super clássicos e populares. Confira alguns deles abaixo:
1- Senbei
Senbei são biscoitos de arroz japonês. Eles estão disponíveis em centenas de sabores, formatos e tamanhos.
2- Pocky
Pocky é um biscoito japonês produzido pela Ezaki Glico desde 1965. Ele consiste em um palito doce com uma cobertura. Já foram lançados em centenas de sabores especiais como melão, chá verde e tangerina. Mas, a cobertura de chocolate na embalagem vermelha é o clássico atemporal.
3- Umaibo
Umaibo é uma espécie de salgadinho de milho disponibilizado em vários sabores (queijo é um dos mais populares) e embalado individualmente. Sua consistência é semelhante ao Cheetos. Ele é produzido pela Riska e vendido pela Yaokin. O mascote do snack é um gato, Umaemon, cujo nome é um trocadilho a partir de um personagem popular, Doraemon.
4- Kinoko No Yama
Kinoko No Yama é um doce japonês feito na forma de cogumelos, produzido pela Meiji. O “caule” do cogumelo é feito de biscoito e o topo é constituído de chocolate. Embora o chocolate seja o sabor mais comum, ele existe em muitos outros sabores.
5- Kaki No Tane
Kaki No Tane é aperitivo crocante feito de arroz temperado com uma mistura à base de shoyu e uma variação de outros ingredientes como açúcar e pimenta. Amendoins podem ser adicionados à esse snack.
6- Koara’s March
É um biscoito pequeno com um recheio doce existentes em vários sabores como chocolate, baunilha e morango. Produzido pela Lotte, o produto foi lançado no Japão em março de 1984.
Leia também:
- Três doces para experimentar do aeroporto de Narita no Japão
- Snacks e delícias com sabores diferentes do Japão
- Incrível variedade de Pringles que só existe no Japão
- Konpeito: o presente do Imperador do Japão de herança portuguesa
7- Baby Star Ramen
São salgadinhos frito em formato de macarrão. O Baby Star Ramen não só é apreciado como é, mas também pode ser utilizado em várias receitas. Por exemplo, coloca-se água quente para transformá-lo em um “ramen real” ou adiciona-o à uma salada para dar uma textura crocante ao prato. Ele é vendido pela Matsuda Sangyo Co. desde 1959.
8- Bisuko
É um doce japonês clássico composto por dois biscoitos com um creme no meio. O snack foi lançado em 1933.
9- Kappa Ebisen
Este é um salgadinho japonês produzido pelo Calbee. Ele é crocante e possui sabor de camarão.
10- Chiroru Choko
São quadrados de chocolate clássicos. No início, havia apenas um único bombom com sabor de café. Atualmente, existem dezenas de sabores e variedades sazonais.
Infelizmente, muitas delícias ficaram de fora desta lista. Se o seu snack preferido não entrou neste post, não deixe de nos contar qual é!
Alguns lugares do Brasil, também é possível encontrar alguns desses famosos doces e salgadinhos japoneses. Então, aproveite!
Fonte: Japan Talk e doyouknowjapan
Imagem destacada: Matcha