Na culinária japonesa, existem certos ingredientes e pratos que carregam uma forte dualidade: ou são amados ou são detestados. São comidas que não conseguem conquistar, de forma alguma, a unanimidade entre os brasileiros que apreciam a gastronomia japonesa. Descubra quais são alguns destes alimentos:
1 – Natto
O natto é feito de soja fermentada e se caracteriza pelo seu cheiro forte e sua aparência pegajosa. Este alimento sempre causa polêmicas: “É uma delícia!”, “É um horror!”. Em quem acreditar? Só comendo para saber!
2 – Umeboshi
Umeboshi é uma conserva feita com umê (ameixa japonesa). Ele é caracterizado pelo seu sabor forte bastante ácido e salgado, que não agrada à todos.
3 – Tororo
O tororo é um alimento feito de yamaimo (tipo de inhame japonês) ralado. Este alimento branco e viscoso pode parecer bastante assustador à primeira vista. No Japão, ele é um ingrediente frequentemente servido com arroz, sopa ou soba.
4 – Ovo cru
Os japoneses possuem o hábito de comer ovo cru em cima de comidas como arroz e sukiyaki. Muitos acham isso estranho e não se acostumam com o sabor e o aspecto. Também existem aqueles que ficam preocupados com os riscos de intoxicação alimentar.
Leia também:
5 – Anko
Anko é uma pasta doce feita com azuki (feijão vermelho). Apesar de ser um alimento bastante tradicional e popular, ele não agrada o paladar de todos os brasileiros.
6 – Polvo e lula
Por incrível que pareça, seja pela aparência ou pela textura, nem todos gostam de comer polvo (tako) e lula (ika).
7 – Shiokara
Shiokara consiste em um animal marinho (lula é o mais comum) fermentado em suas próprias vísceras. Além de ser bastante salgado, o prato possui sabor e cheiro intensos. Esse prato não é para os fracos!
E você, quais alimentos japoneses você ama ou odeia?