O Kare é um prato muito comum nas mesas japonesas, uma das comidas classificadas como comfort food, por ter estado presente na infância de muitos.
O diferencial é o molho curry, é ele que dá sabor a esse prato tradicional na culinária japonesa. O raisu kare apareceu no cardápio de restaurantes de Tóquio em 1877, como preparação do ocidente, era caro e somente as pessoas de classe social mais alta comiam.
O curry era importado, uma especiaria rara. O Imperador Akihito é conhecido por ser um apreciador do kare, ele tem o costume de experimentar as receitas tradicionais de cada região do Japão.
A marinha japonesa imperial também era uma apreciadora, todas as sextas-feiras eles serviam a preparação no jantar, seu estilo virou popular e amplamente apreciado no Japão. É a receita que muitos fazem e conhecem, originária de Yokosuka.
Dizem que a receita do kare foi aprendida pelos homens da marinha japonesa pelos britânicos, que aprenderam dos indianos, na era Meiji. A cenoura, batata, cebolas e carne eram cortados em pequenos cubos, para cozinharem bem, pois a água potável era uma preciosidade em alto-mar.
Ensinaremos uma receita tradicional de kare inspirada na preparação que era servida nos navios para quem quiser se deliciar!
Receita de Kare com carne
Ingredientes:
- 500 gramas de carne sem gordura cortados em cubos de 1 cm;
- 2 colheres de sopa de óleo;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 5 cebolas grandes cortadas Julienne;
- 1 pedaço pequeno de gengibre ralado;
- 3 dentes de alho ralados;
- 3 cenouras picadas em pedaços médios;
- 4 batatas médias picadas;
- Folhas de louro;
- 240 gramas de tabletes de curry;
Modo de preparo:
Aqueça uma panela com 1 colher de sopa de óleo e frite o bife até ele ficar dourado. Retire e reserve.
Na mesma panela, aqueça 1 colher de sopa de óleo, a manteiga e acrescente a cebola, alho e gengibre. Em fogo médio, aqueça até dourar.
Aumente para fogo alto e acrescente a cenoura, batatas e bife, doure tudo e acrescente 1,5 litro de água, com as folhas de louro.
Quando começar a ferver, diminua o fogo. Depois de 20 minutos, retire as batatas com cuidado. Deixe o restante por uma hora, até a carne ficar bem macia.
Retire a panela do fogo, acrescente ½ copo americano de água e os tabletes de curry em pequenos pedaços.
Misture até que o caldo fique homogêneo, acrescente as batatas novamente e coloque em fogo médio, mas não deixe ferver. O kare está pronto!
Dependendo da região, a receita muda e ganha adaptações, não é à toa que o Imperador Akihito gosta de provar versões diferentes pelo Japão. Segundo dados históricos, a preparação conhecida como tradicional é a de Yokosuka.
Porém, por ser uma comfort food, a receita de kare tradicional que vale é a que faziam em casa na infância, não é mesmo?