5 tipos de sopas japonesas deliciosas e que você deve provar

É muito provável que você conheça a sopa de missô. Mas e as outras? Existem outros tipos de sopas no Japão. Conheça as cinco melhores delas.

1. Sopa de Missô (miso) / 味噌 汁

Como você já deve saber, a sopa de missô é o tipo de sopa mais popular do Japão. Mas existem diferentes tipos de sopa de missô. A sopa de missô pode ser composta de três partes.

A primeira é o caldo, que também chama dashi em japonês. O próprio dashi não tem muito sabor, mas completa o gosto da sopa de missô.

Geralmente, o dashi é feito de konbu (algas) ou bonito.

A segunda é o missô, que é um tempero tradicional japonês produzido pela fermentação de soja com sal e koji (o fungo Aspergillus oryzae) e às vezes também, arroz, cevada ou outros ingredientes. O resultado é uma pasta grossa. A pasta missô desempenha o papel mais importante no sabor da sopa de missô.

A terceira, os ingredientes. Basicamente, é possível colocar tudo o que quiser na sopa de missô. O sabor da sopa muda de acordo com o que se adiciona, enriquecendo seu sabor.

2. Osuimono / お吸い物

Osuimono é outro tipo de sopa bastante popular no Japão. Sua base é o dashi, o sal e o molho de soja são usados como tempero.

Essa sopa tem um sabor mais simples do que a sopa de missô, mas é muito apreciada pelo sabor bastante suave de seus ingredientes. Sempre mais leve de sal e missô.

O osuimono é freqüentemente servido em restaurantes tradicionais japoneses.

3. Hiyajiru / 冷 汁

Hiyajiru é um prato local famoso da prefeitura de Miyazaki, em Kyushu. Embora seja feita com os ingredientes parecidos da sopa missô, o sabor é totalmente diferente.

O hiyajiru é uma sopa mais espessa do que a de missô, porque a pasta de peixe é usada em conjunto com o missô.

Hiyajiru significa literalmente “sopa fria”, então é servida fria. Pode ser comida sozinha ou com arroz quente.

4. Zoni / 雑 煮

Zoni é um tipo de sopa que usa, principalmente, o mochi (bolinho de arroz) japonês e outros ingredientes, como vegetais e cogumelos.

O sabor e os ingredientes diferem de região para região.

Por exemplo, enquanto as pessoas que vivem na parte oriental do Japão gostam de sopa à base de molho de soja com mochi em forma redonda, as pessoas no lado ocidental preferem sopa missô com mochi quadrado.

Zoni é o prato especial do Ano Novo no Japão.

5. Oshiruko / お し る こ

Oshiruko é uma sopa de creme de feijão azuki (feijão vermelho) fervida e esmagada, servida em uma tigela com mochi.

Existem tipos diferentes de oshiruko, como com castanhas, por exemplo.

O oshiruko é muito apreciado pelos japoneses durante o frio do inverno. O mochi pegajoso semi-derretido e o creme de feijão vermelho doce e quente são desejados ​​por muitos, como um deleite absoluto.

Estas sopas são de dar água na boca, concordam?

misoshiru

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link