Conheça algumas curiosidades sobre o sushi

Esse item da culinária japonesa conhecido e apreciado no Japão não precisa de muitas apresentações. Conheça algumas curiosidades sobre o sushi.

Era fast-food

Muitos restaurantes oferecem alguns tipos de sushi a preços salgados no Brasil. No Japão, é possível encontrar locais com uma oferta variada. O que muita gente pode não saber é que o sushi começou a ser vendido como fast-food.

Verdadeiro wasabi

wasabi
Wasabia japonica

O verdadeiro wasabi é feito de uma planta chamada wasabia japonica e cultivado apenas em planaltos de Amagi. Não é feito de raiz forte como muitos aprenderam.

O wasabi é frequentemente feito de gengibre para ficar mais barato. O autêntico é bem caro e a maioria das pessoas nunca provou o original.

No Japão, ele é ralado na hora e não é tão picante, mas tem um sabor suave. A quantidade é pouca e alguns restaurantes tradicionais cobram o wasabi de tão caro e precioso.

Pra quê serve o wasabi?

O wasabi foi introduzido no sushi para matar as bactérias presentes na comida crua. Afinal, a planta wasabi japonica tem propriedades antibacterianas. Ao longo dos tempos começou a ser apreciado pelo sabor único.

O arroz não era consumido

O arroz servia para conferir sabor ao sushi, pois o arroz fermentava e dava gosto ao peixe cru. Uma vez que o processo estava completo, o arroz era retirado. Além disso, essa etapa era importante, pois conservava o sushi.

Zushi

Algumas palavras quando faladas em japonês ganham fonéticas peculiares. Muito japonês na hora de falar sushi, fala zuchi. Pode reparar e as duas formas estão corretas!

Imperador não pode comer sushi de baiacu (fugu)

fugu sushi
Fugu Sushi

O Imperador do Japão é proibido de comer sushi de baiacu devido ao risco de intoxicação. Apesar de haver um rigoroso treinamento para preparar a iguaria e apenas sushimans com licença poderem cortar o baiacu, eles não arriscam.

Mesmo com todos os cuidados, cerca de 50 mortes ao ano ocorrem no Japão.

Sushi é para comer com as mãos

sushi maos

Segundo as regras de etiqueta japonesas, o sushi é para ser comido com as mãos e não com o hashi.

Não desperdice shoyu

Desperdiçar o shoyu é falta de educação. Já falamos aqui que o shoyu no Japão pode ser considerado uma iguaria levando meses para ficar pronto. Regar o sushi com shoyu pode ser feio e eles colocam apenas um pouquinho.

Não misture o wasabi no shoyu

Ambos são considerados únicos, mas fazer uma mistura dos dois não é indicado. O wasabi deve ser colocado com a ajuda do hashi em cima do peixe.

Leia também:

sushi

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link