Saia do básico! Explore 3 formas populares e fáceis de se preparar arroz no Japão

Não existe nada tão básico e primordial quanto o arroz, não é mesmo? No Japão, este ingrediente é essencial para a identidade nacional e para a vida diária. Além das tigelas de arroz branco simples inerentes a cada refeição, existem muitas outras maneiras de prepará-lo. Então, se você quer sair do básico, confira algumas opções bastante populares e fáceis:

1 – Takikomi Gohan (炊き込みご飯)

Takikomi-Gohan
(Crédito: Chopstick Chronicles)

Takikomi Gohan é composto por legumes, cogumelos, frutos do mar ou carne. Geralmente, é temperado com caldo japonês (dashi) e shoyu (molho de soja). Dependendo do local, este prato pode ser chamado de Kayaku Gohan (かやくご飯) ou Gomoku Gohan (五目ご飯 – um arroz misto de 5 ingredientes).

Este prato é muito semelhante ao Maze Gohan (混ぜご飯 – arroz misto). Porém, ao contrário do Takikomi Gohan, onde o arroz cru e outros ingredientes são cozidos juntos, o Maze Gohan envolve a mistura de arroz e demais ingredientes já previamente cozidos separadamente.

Esta é um receita fácil de ser feita, podendo ser customizada com ingredientes de sua preferência. Alguns dos ingredientes básicos que geralmente compõe este prato é: cenoura, raiz de bardana (gobo), konnyakuaburaage (bolsa de tofu frito) e cogumelos shiitake. Algumas variações incluem coxa de frango ou peito para adicionar mais sabor à receita.

O Takikomi Gohan também é uma receita popular para ser preparado com ingredientes sazonais. Você pode encontrar o gook takok (arroz de bambu) na primavera, ayu gohan (arroz de peixe) no verão, kuri gohan (arroz com castanha) no outono e kani gohan (arroz de caranguejo) no inverno.

Receita completa no site Just One Cookbook.

2 – Chahan (チャーハン)

chahan
(Crédito: Divulgação)

Chahan, também conhecido como Yakimeshi (焼き飯), é um prato de arroz frito japonês. Basicamente, trata-se de arroz branco cozido frito com variados ingredientes que podem ser ovo, legumes picados e carne. O prato pode ser temperado com shoyu, molho de ostra, óleo de gergelim, sal e pimenta.

Supõe-se que o chahan tenha chegado ao Japão através de imigrantes chineses durante os anos 1800. Hoje, este prato é um alimento básico em casas japonesas e aparece também nos menus de bares izakaya e nas caixas de bentô.

Veja uma receita básica de chahan (receita de Cooking with Dog):

Leia também:

3 – Omurice (オムライス)

omurice
(Crédito: Gurunavi)

O omurice é composto por arroz frito com variados ingredientes, coberto com um omelete fino e com um acabamento de ketchup. Este é um prato de estilo ocidental criado no Japão no início dos anos 1900.

Ele é um alimento muito popular entre pessoas de todas as idades, especialmente crianças. Frequentemente preparados em casa, ele também é servido em restaurantes japoneses de estilo ocidental, cafés e izakaya.

Receita completa no site Japanese Cooking 101.

Com tantas formas nutritivas, deliciosas e práticas de se preparar arroz no Japão, por que não tentar? Se você já fez ou comeu algum desses pratos, deixe nos comentários! Qual é o seu preferido?

Fonte: Gurunavi

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link