O korokke é o croquete japonês, é servida com molho tonkatsu e de acompanhamento salada de repolho cortada bem fina e arroz (gohan), mas serve como aperitivo também.
Basicamente é um croquete com massa de batata e carne moída empanada e frita. Essa delícia faz parte das refeições e dos obentos dos japoneses, é comfort food também, esteve presente na infância de muita gente, é uma receita familiar e caseira, assim como o Raisu Kare.
Quem for viajar para o Japão, recomendamos experimentar um korokke típico frito na hora, com certeza não se arrependerá.
Ele é vendido nas konbinis também, mas comê-lo frito na hora não tem comparação. Escolher as batatas fazem diferença, a mais indicada é a japonesa danshaku, mas a asterix serve bem para a receita.
O korokke japonês surgiu de uma adaptação do croquete francês, mas é comum em muitos países, como Portugal. Seu diferencial fica por conta do molho tonkotsu e da farinha panko, responsável por deixá-lo crocante e sequinho.
Leia também:
5 modos deliciosos de preparar berinjela no Japão
Receita de korokke – 8 unidades
Ingredientes
- 3 batatas asterix grandes (batata danshaku);
- 800 ml de água filtrada;
- 1 ovo;
- 25 ml de água;
- 25 gramas de farinha de trigo;
- 100 gramas de carne moída;
- 2 colheres de sopa de açúcar marrom (mascavo ou demerara);
- 1 colher de sopa de óleo;
- ½ cebola grande;
- 100 gramas de farinha panko;
- Sal a gosto;
- Pimenta do reino a gosto;
Modo de preparo
Descasque e corte as batatas em pedaços médios. Pique a cebola e reserve. Coloque as batatas na água filtrada com uma pitada de sal e deixe ferver até que amoleçam de maneira uniforme.
Descarte a água do cozimento, amasse as batatas e reserve. Em uma frigideira aqueça o óleo, acrescente a carne moída e refogue até que a carne mude de cor, adicione sal, a pimenta do reino e o açúcar marrom.
Misture tudo e adicione a cebola picada, desligue o fogo. Coloque o refogado na batata amassada e misture bem. Experimente e acerte o sal e a pimenta.
Coloque a mistura em uma forma retangular pequena e espalhe formando uma camada lisa, com ajuda de uma espátula divida a massa em oito pedaços e molde com as mãos em pequenas bolinhas levemente achatadas.
Em um recipiente coloque o ovo, 25 ml de água e a farinha de trigo com a ajuda de uma peneira e misture bem.
Mergulhe as bolinhas na mistura, e depois na farinha panko, aperte gentilmente e certifique-se que a massa está bem coberta. Aqueça o óleo e frite o korokke, salpique o molho tonkatsu por cima.
Normalmente é servido com uma salada de repolho cortada bem fininha. Os japoneses tem várias modificações na receita tradicional.
Alguns acrescentam shitake, shimeji, milho, colocam vegetais ralados e até gostam de rechear o pão com korokke. O panko pode ser facilmente comprado em casas especializadas em cultura oriental, assim como o molho tonkatsu.
Gostou do artigo? Não deixe de se inscrever em nossa Newsletter e receber novidades sobre o Japão.
*Artigo editado