Uma da paixões internacionais na gastronomia, a pizza tem até dia próprio no Brasil: 10 de julho. Quem não ama pizza? No Japão não é diferente. Porém este alimento tão popular, ganhou toques especiais no Japão com amplas opções únicas, inusitadas e ousadas! Então, para você que está no país, que tal experimentar alguns desses sabores incomuns oferecidos pelas pizzarias japonesas? Confira algumas opções de pizzas feitas com ingredientes totalmente diferentes das quais estamos acostumados:
1 – Frango teriyaki
O frango teriyaki é um frango grelhado com molho de soja açucarado. Pizza com este sabor é bastante comum no Japão.
Sugestões: 1. frango com molho teriyaki, cebola, cogumelo, milho, nori picado (folha feita a partir de algas marinhas), maionese japonesa e queijo. 2. frango teriyaki com queijo defumado e manjericão.
2 – Mochi
O mochi é um bolinho feito de arroz glutinoso moído.
Sugestões: 1. mochi, nori picado, katsuo bushi (flocos de peixe bonito desidratado), milho e maionese. 2. mochi, mentaiko, nori picado.
3 – Shirasu
Shirasu é um termo geral para peixes brancos, pequenos e jovens, que medem cerca de um centímetro. Como são macias, o peixe é comido inteiro, seja cru, seco ou cozido.
Sugestões: 1. shirasu com alho-poró japonês e yuzukoshō (condimento japonês feito a partir de pimentas, casca da fruta yuzu e sal). 2. shirasu com feijão-fava e tomate cereja.
4 – Mentaiko
Mentaiko são ovas de bacalhau ou badejo marinado. Frequentemente usado em pratos de massa japoneses, este ingrediente também pode ser encontrado em pizzas no Japão.
Sugestões: 1. mentaiko com brócolis e maionese japonesa. 2. mentaiko com queijo muçarela e shiso.
5 – Natto
Já falamos sobre o natto em outros posts (aqui, aqui e aqui). Este alimento é feito de soja fermentada caracterizada pelo seu cheiro forte e sua aparência pegajosa. Imagine este alimento em cima de uma massa crocante de pizza. Difícil? Mas, é possível.
Sugestões: 1. natto com bacon e milho. 2. natto com alho-poró japonês, queijo e nori picado.
Leia também:
- Conheça 5 redes de fast food populares do Japão
- Conheça alguma das comidas mais exóticas do Japão
- Como é o McDonald’s no Japão? Confira as opções mais curiosas do cardápio japonês, com preços!
- Snacks e delícias com sabores diferentes do Japão
6 – Ikasumi
Ikasumi, ou tinta de lula, é um pigmento escuro retirado do interior do próprio pescado. Além de tingir o prato, o ikasumi acentua ligeiramente o sabor marinho. Ele é bastante utilizado na culinária japonesa e italiana. Geralmente, o ingrediente é misturado ao molho de tomate para criar um dramático molho preto.
Sugestões: 1. Tinta de lula com lulas fatiadas e queijo halloumi. 2. ikasumi com lulas fatiadas e tomates cereja grelhados.
7 – Miso
O miso é uma pasta de soja fermentada bastante tradicional na culinária japonesa. Este ingrediente pode ser apreciado em diversos pratos como sopas, molhos e sobremesas. Para pizzas, o miso pode ser misturado com outros elementos como açúcar, alho e óleo para fazer um molho ou pode ser usado para marinar os ingredientes da cobertura.
Sugestões: 1. miso com bacon, cogumelos e queijo. 2. pizza de frango marinado no miso.
8 – Chashu
O chashu é a carne de porco fatiada, normalmente encontrada no topping do ramen.
Sugestões: 1. chashu com miso, queijo e alho-poró japonês. 2. base de molho de tomate coberto com ovo frito, chashu e nori picado.
9 – Goya
Goya (também conhecido como nigagori, pepino amargo e melão de são caetano) é um alimento bastante característico da culinária de Okinawa. Ele é conhecido pelo seu sabor bastante amargo.
Sugestões: 1. goya com bacon e queijo regados com shoyu (molho de soja). 2. goya com presunto, miso e muçarela.
10 – Ostras
As ostras japonesas podem ser comidas cruas, cozidas ou fritas. E, por que não comê-las em uma pizza?
Sugestões: 1. pizza de ostra com molho de tomate e queijo gruyere e parmesão.
A pizza é adorada por muitas pessoas ao redor do mundo, mas apenas no Japão é possível encontrar combinações tão exclusivas. O que você achou destas pizzas à moda japonesa?