Facilmente encontrado nas lojas de conveniência (konbini) do Japão, o país oferece uma extensa gama de sorvetes e picolés fabulosos. Quando você estiver no Japão, não deixe de experimentá-los! Confira algumas das opções mais famosas e adoradas pelos japoneses e pelos turistas:
1 – Gari Gari Kun (ガリガリ君)
Criado em 1981, Gari Gari Kun é um dos picolés mais clássicos e populares do Japão. Além de ser muito refrescante e pouco calórico, o seu preço é bastante acessível. Aliás, a empresa Akagi ficou mundialmente conhecida ao lançar um vídeo com um pedido de desculpas por, depois de 25 anos, subir o valor do seu sorvete de 60 para 70 yen.
Os picolés da Gari Gari Kun são compostos por uma camada externa mais espessa e um núcleo constituído por gelo raspado. Aliás, a palavra “Gari Gari” (crocante) vem do som produzido ao mastigar o sorvete. E o mascote é um menino (kun se refere à criança).
Reconhecido pela sua embalagem azul, o sabor original é de soda. No entanto, existem vários outros sabores como uva, pêssego e abacaxi. Variedades inusitadas também são lançadas como sopa de milho e macarronada napolitana. Alguns sabores são disponibilizados apenas por tempo limitado. Além disso, existe uma campanha de longa duração onde, ao encontrar uma vareta impressa, você ganha outro gratuitamente.
2 – Choco Monaka Jumbo (チョコモナカジャンボ)
Choco Monaka Jumbo é um sorvete da Morinaga, produzido desde 1972. Ele se caracteriza por ser um sanduíche de sorvete, composto por um exterior de bolacha crocante, recheado com sorvete de baunilha e uma fatia de chocolate no meio.
3 – Meiji Super Cup (明治スーパーカップ)
Lançado em 1994 pela Meiji, o Super Cup é basicamente um sorvete no copo. Os sabores tradicionais são baunilha, chá verde e cookie de chocolate. Mas, em algumas épocas do ano são vendidos outros sabores tais como chocolate com menta, caramelo com cookie e iogurte de blueberry. Saboroso e equilibrado, esta é uma opção que agrada praticamente à todos.
4 – Calpis Ice Bar (カルピスアイスバー)
Calpis Ice Bar é produzido pela marca Lotte. Como o próprio nome indica, este sorvete é feito com o Calpis, bebida bastante popular entre os japoneses. Além do tradicional, existem algumas variedades de sabores como pêssego e melão.
5 – Pino (ピノ)
Pino foi criado pela Morinaga em 1976. Ele é composto por uma caixa com seis 6 unidades de sorvete de baunilha revestidos com chocolate. Apesar deste sabor ser o mais tradicional, existem outras variedades tais como morango e caramelo. Cada caixa contém um pequeno palito de plástico para ajudá-lo a comer sem sujar as mãos de chocolate. Raramente, alguns sortudos encontram unidades com formato de estrela, flor ou coração dentro da caixa.
Leia também:
- Os 10 sabores de sorvete mais exóticos do Japão
- É verão no Japão! Veja 10 coisas que você pode fazer na estação mais quente do ano
6 – Papico (パピコ)
Produzido pela marca Glico, Papico é um sorvete que vem em 2 pequenas “garrafas” de plástico que devem ser repartidas e depois abertas. Por isso elas são ideais para serem compartilhadas. O sabor original é café com leite, mas existem variedades sazonais como melão, pêssego, cereja, matcha e maçã.
7 – Coolish (クーリッシュ)
Feito pela marca Lotte, Coolish é um sorvete com consistência semelhante ao milkshake vendido em uma embalagem de alumínio com um tubo na parte superior. Este recipiente é uma ótima invenção japonesa, já que você pode se deliciar com este sorvete sem fazer nenhuma sujeira. Basta sugar o conteúdo através do bico superior.
8 – Shirokuma (しろくま)
Shirokuma (literalmente, urso branco) é um produto originário de Kyushu e é produzido pela Marunaga. Disponíveis em copo e picolé, este sorvete se caracteriza pelas frutas naturais (e azuki em alguns) e pela sua textura semelhante ao kakigori (gelo raspado), embora seja mais cremoso.
9 – Suika bar (スイカバー)
Suika bar é um picolé com formato e sabor de melancia. Suas sementes são gotas de chocolate. Seu tamanho é um pouco maior do que os outros picolés.
Você já experimentou algum deles? Qual é o seu preferido?
Fonte: SoraNews24, Japan Info