Os tipos de sushi mais fáceis para se fazer em casa (com receita)

Com vontade de comer sushi, mas está com a grana curta? Faça você mesmo! Pode parece um pouco complicado prepará-lo, mas existem tipos de sushi mais fáceis de serem executados. Mesmo com pouca experiência, é possível fazer algo saboroso e ainda impressionar os amigos! Confira duas receitas de sushi que você pode facilmente fazer em casa.

Arroz para sushi

arroz para sushi
(Crédito: Divulgação)

A receita para o preparo do arroz de sushi para ambas as receitas é o mesmo. Confira a receita (receita original: Japanese Cooking 101/Dicas: just one cookbook):

Ingredientes:

• 1 xícara de arroz (com 240 ml de copo)
• 1 1/4 xícara de água (300 ml)
• 3 colheres de sopa de vinagre de arroz
• 3/4 colheres de sopa de açúcar
• 1/2 colher de chá de sal

Veja o processo de preparação no vídeo a seguir:

Dicas:

– O mais indicado é utilizar o arroz de grão curto.

– É recomendável lavar e enxaguar o arroz repetidas vezes, até a água da lavagem ficar praticamente transparente. Em seguida, deixe o arroz de molho por pelo menos 30 minutos antes de cozinhá-lo. Isso permite que os grãos de arroz produzam uma textura melhor.

– Você pode cozinhar o arroz em uma panela sobre o fogão ou em uma panela elétrica de arroz. Para este último caso, se tiver, use a opção “sushi”. Caso contrário, em uma panela convencional, use um pouco menos de água para prepará-lo.

– Ao misturar os ingredientes do tempero (vinagre, açúcar e sal), você pode aquecê-los em uma panela até todos os elementos estarem dissolvidos (não ferver).

– Assim que o arroz estiver temperado, mantenha-o coberto com uma toalha úmida (ou toalha de papel) até a hora de usá-lo.

– Lembre-se de fazer o arroz com um pouco de antecedência, pois ele não deve estar quente na hora de preparar o sushi.

Uma vez que você prepara este arroz, você já está pronto para fazer todos os tipos de receitas de sushi que você quiser!

Leia também:

1 – Temaki

temaki
(Crédito: Divulgação)

Primeiramente, você pode optar por fazer temakis, que são razoavelmente fáceis de se preparar. Chame a sua família e os seus amigos e convide-os a enrolar os seus próprios sushi. Com certeza, será uma refeição saborosa e divertida!

O temaki é um sushi enrolado à mão em formato de cone. Ele é composto pelo nori na parte externa e arroz e demais ingredientes que podem ser peixes, frutos do mar, legumes e frutas, no seu interior.

Ingredientes:

• 1 porção de arroz para sushi
• ½ folha de nori
• recheios à sua escolha
• shoyu (para servir)
• wasabi (opcional)

Modo de preparo:

Para fazer o temaki, corte a folha de nori ao meio e espalhe uma pequena quantidade de arroz para sushi sobre quase a metade do nori. Em seguida, coloque os ingredientes do recheio, como peixe, legumes e omelete. Depois, enrole a parte com recheio na direção da alga sem recheio. Confira abaixo um vídeo explicativo de como enrolar o temaki em formato de cone:

Dicas:

– Deixe todos os ingredientes para o temaki dispostos sobre uma mesa. Assim cada pessoa pode montar o seu próprio sushi.

fazer temaki
(Crédito: thekimchronicles)

– Para melhor sabor e textura, um temaki deve ser consumido logo após a sua preparação, já que a alga absorve rapidamente a umidade do recheio, ficando mole e difícil de morder.

– As algas possuem um lado rugoso e um mais liso. É sobre o rugoso que se coloca o arroz, para que este se adere bem. Além disso, as algas devem estar crocantes, em que ao serem dobradas à mão, se partem e emitem um estalido.

– Não amasse demasiadamente o arroz enquanto se espalha na alga.

2 – Nigirizushi

nigirizushi
(Crédito: jcstudio/Freepik)

Tradicional e delicioso, o nigirizushi é uma boa opção para aqueles que não estão muito familiarizados com o preparo de sushis. Nigirizushi é um bolinho de arroz com formato alongado, moldado à mão e coberto normalmente por uma fatia de peixe, polvo ou camarão.

Ingredientes:

• arroz para sushi
• ingrediente para cobertura à sua escolha
• shoyu (para servir)
• wasabi (opcional)

Modo de preparo:

Para fazer o nigirizushi, faça pequenos “croquetes” com o arroz. Se quiser, aplique um pouquinho de wasabi no topo de cada bolinho de arroz ou na fatia do item que vai no topo do sushi. Por fim, coloque uma fatia do ingrediente da cobertura à sua escolha no topo do arroz.

Dicas:

– Você deve moldar o arroz delicadamente. É importante não apertá-lo demais.

nigirizushi arroz
(Crédito: chefsteps)

– O ideal é que os bolinhos de arroz não sejam muito grandes e caibam por inteiro na boca.

– Não mergulhe o nigirizushi no shoyu. O molho de soja serve apenas para dar um toque final ao sushi.

 

Fácil, não é mesmo? As suas primeiras tentativas podem não ficar tão bonitas, mas com certeza, ficarão deliciosos! Experimente e bom apetite!

Comentários

Copy link