10 bebidas não alcoólicas populares no Japão

Além dos tradicionais sake e shochu, o Japão também é lar de excelentes bebidas não alcoólicas. Tipos únicos e sabores variados podem ser encontrados facilmente nas máquinas de venda automática (jidouhanbaiki) e nas lojas de conveniência japonesas (konbini). Confira algumas das bebidas não alcoólicas mais populares do Japão:

1 – Chá (お茶, ocha)

Não é novidade que os japoneses são grande consumidores de chá. E, as opções disponíveis são imensas. Mesmo entre os chás verdes, há um grande número de variações baseados no momento da colheita, sua exposição ao sol e outras variáveis.

Algumas das variedades mais populares são: Genmaicha (chá verde com arroz torrado), matcha (chá verde em pó) e mugicha (chá de cevada).

Além de serem facilmente encontradas em restaurantes, lojas especializadas e lojas de conveniência, você também pode obter o chá verde japonês engarrafado ou enlatado em máquinas de venda automática.

2 – Café enlatado (缶コーヒー, kan kōhī )

O café enlatado foi inventado no Japão e levou à introdução de máquinas de venda automática quentes e frias. Esta bebida já vem preparada e pronta para beber. Várias marcas podem ser encontradas em supermercados, lojas de conveniência e máquinas de venda automática que oferecem latas aquecidas e frias.

As variedades de café enlatado é imensa e incluem opções como: café preto, café com leite, café açucarado e não açucarado e cappucino. Entre as marcas mais populares estão: Boss da Suntory, Georgia da Coca-Cola e Nescafe da Nestlé.

3 – Royal Milk Tea (ロイヤルミルクティー, Roiyaru mirukutī)

Royal Milk Tea
(Crédito: Divulgação)

O “Royal milk tea” (“Chá de leite real”) japonês é diferente do “milk tea” encontrado em outros países. A diferença reside no processo de preparação. No milk tea, mergulha-se as folhas de chá na água quente e, por último, adiciona-se o leite. Já, no royal milk tea, coloca-se as folhas de chá e leite em uma panela para ferverem juntos. Açúcar ou mel são tipicamente adicionados para adoçar a bebida.

Royal milk tea, normalmente, está disponível nos menus dos Cafés japoneses. Você também pode encontrá-lo em versões enlatadas ou engarrafadas nas máquinas de venda automática ou nas lojas de conveniência. Algumas marcas conhecidas são: Kocha Kaden (紅茶 花 伝), Gogo no Kocha (午後 の 紅茶), Lipton e Asahi.

4 – Cerveja sem álcool

Nos últimos anos, as cervejas sem álcool tem ganhado popularidade entre aqueles que querem aproveitar o sabor da bebida e os aspectos sociais de se beber cerveja sem terem qualquer efeito colateral. Algumas marcas que você pode encontrar no Japão são: Asahi Dry ZeroAsahi Style BalanceSuntory All-Free e Kirin Perfect Free.

Leia também:

5 – Bebidas à base de leite de soja

bebidas à base de leite de soja
(Crédito: Matcha)

Devido a soja ser um dos produtos alimentícios básicos da culinária japonesa e por causa da prevalência de intolerância à lactose entre os asiáticos, as bebidas à base de leite de soja são bastante consumidas pelos japoneses.

No Japão, existem mais de 50 sabores diferentes de bebidas à base de leite de soja tais como cacau, morango, banana, matcha e sakura. Você pode facilmente encontrá-los em supermercados, lojas de conveniência e máquinas de venda automática.

6 – Melon Soda (メロンソーダ)

melon soda
(Crédito: Divulgação)

Melon soda” é um dos refrigerantes mais populares no Japão. Ele possui uma cor verde brilhante e é cremoso, doce e refrescante. Uma sobremesa popular entre crianças e adultos é o “melon float“: Melon soda coberto com uma bola de sorvete de baunilha. A bebida pode ser encontrada em máquinas de venda automática, em konbinis e em alguns restaurantes.

7 – Aojiru (青汁)

aojiru
(Crédito: Divulgação)

Aojiru significa “bebida verde” ou “suco verde” e é feita, geralmente, de couve. A bebida ganhou popularidade através do Dr. Niro Endo, que a desenvolveu em 1943. Ele creditou a cura de seu filho de pneumonia e de sua esposa de nefrite ao aojiru.

Embora a bebida seja amarga, ela é uma fonte rica de vitaminas e minerais. Além disso, novas formulações foram lançadas para minimizar o seu amargor. Ele pode ser encontrado em forma de pó ou prontas em embalagens.

8 – Calpis (カルピス, Karupisu)

calpis
(Crédito: Divulgação)

Calpis é uma bebida láctea com sabor leve e ácido que se assemelha ao iogurte de baunilha. Ela pode ser encontrada misturada com água ou leite e uma infinidade de sabores como morango, pêssego, maçã e matcha.

Vendida em latas e em garrafas, o Calpis pode ser obtido em supermercados, lojas de conveniência e máquinas de venda automática. Ele também pode ser encontrado em vários outros países, onde é comumente comercializado sob o nome Calpico.

9 – Ramune (ラムネ)

ramune
(Crédito: Divulgação)

O Ramune é um refrigerante gaseificado um pouco mais suave (com menos gás) em comparação às outras bebidas similares. O grande destaque fica por conta do seu formato único e da sua forma de abertura inusitada – tão inusitada que existem até vídeos no YouTube que ensinam como abrir esse exótico refrigerante.

Feito de vidro, a garrafa é lacrada com uma espécie de bolinha de gude. Para abri-la, é necessário utilizar a tampa da garrafa para empurrar a bolinha para baixo, liberando o orifício. Uma vez aberta, a bolinha fica solta dentro da garrafa enquanto a bebida é consumida.

Além do sabor original de limão, ele pode ser encontrado em diferentes variedades como laranja, abacaxi, wasabi e matcha.

10 – Pocari Sweat (ポカリスエット, Pokarisuetto)

Pocari Sweat
(Crédito: The Perceptive Foodie)

Pocari Sweat é uma bebida isotônica produzida no Japão. Ela é suave e refrescante. É largamente consumida em épocas de calor e por aqueles que praticam atividades esportivas, pois ela repõe sais minerais e eletrólitos que são perdidos durante os exercícios. Esta bebida é vendida em latas, garrafas e em pó.

 

Na sua viagem ao Japão, não deixe de experimentá-los! E, para aqueles que já visitaram o Japão ou estão morando no país, qual é o seu preferido?

Fonte: Gurunavi, Teach English in Asia, Spoon University, Japan Info

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link