Você já comeu edamame? São grãos de soja que não amadureceram completamente. Muito popular no Japão, China, Coreia e Havai, o edamame, além de saboroso, é rico em fibras, vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, potássio, saponinas e ácido fítico.
Geralmente, é servido como aperitivo, para acompanhar uma cerveja e servido em ikazayas. Existem várias formas de preparo, saia do básico e conheça algumas.
Edamame cozido
Essa versão é clássica e mais conhecida, o edamame cozido é a opção ideal para acompanhar bebidas alcoólicas ou servir como aperitivo, antes das refeições principais.
Para quem pensa, que é só cozinhar o edamame em água e sal, está enganado. Para ficar delicioso, o segredo é colocar o edamame em uma frigideira e ir salpicando água aos poucos e em pequenas quantidades, até que a água evapore. O processo deve ser repetido de cinco a seis vezes.
Para melhorar a experiência, após cozido, você pode adicionar alho frito e pimenta.
Leia também:
- Otsumami: aperitivos japoneses para acompanhar a cervejinha
- 3 formas deliciosas de preparar frango no Japão
- 5 modos de preparar berinjela no Japão
Edamame frito
Para enriquecê-lo, adicione vegetais de sua preferência, pode ser cenoura, pimentão, brócolis, entre outros. Acrescente também molho de soja tamari, óleo de gergelim e nozes.
No Japão, o edamame frito é servido com gohan integral, frango frito e gengibre fresco. Sem dúvidas, uma explosão de sabores.
Receita de edamame frito com legumes
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de óleo de gergelim;
- 4 cebolas médias;
- 4 cenouras médias;
- 1 pacote de cogumelos shitake;
- 1 pedaço de gengibre;
- 1 colher de sopa de alho;
- ½ xícara de shoyu tamari;
- 2 colheres de sopa de suco de limão;
- 1 xícara de edamame cozido;
Forma de preparo
Esquente o óleo de gergelim em uma frigideira grande, em fogo médio. Adicione as cebolas picadas, no estilo Julienne, até que elas fiquem macias.
Acrescente as cenouras cortadas em palito bem fino e cozinhe por cerca de 2 minutos, adicione o shitake e tampe a panela até que os cogumelos estejam macios. Desligue o fogo e reserve.
Para fazer o molho, misture o óleo do refogado dos vegetais, gengibre ralado a gosto, alho, suco de limão e o shoyu tamari em um recipiente.
Acrescente o molho aos vegetais na frigideira, em fogo médio, até que tudo fique incorporado. Acerte o sal. Sirva com gohan.
Tempura de edamame
O tempura é uma das formas tradicionas de preparar legumes no Japão. O segredo é resfriar e secar bem os legumes antes de fritar. Utilize farinha de trigo panko para deixá-lo crocante e sequinho.
Salada
É comum acrescentar o edamame descascado nas saladas, temperado com molho mirin. Não há limites para criatividade, nesse caso.
Mousse de edamame
O creme de edamame tem sabor leve e suave, perfeito para enriquecer o paladar. Para preparar o creme, é importante descartar a membrana do edamame.
Receita de mousse de edamame
Ingredientes
- 1 tigela de edamame cozido e descascado;
- 1 colher de sopa de óleo de gengibre;
- 1 colher de sopa de suco de limão;
Modo de preparo
Coloque tudo em um processador até que a massa fique consistente e macia. Se o mousse ficar muito seco, adicione aos poucos mais óleo ou suco de limão a gosto. Pronto! Deixe esfriar e sirva como aperitivo ou como acompanhamento.