Dicas aos viajantes vegetarianos e veganos que estão indo para o Japão

Viajar, explorar e comer pelo Japão pode ser um grande desafio se você não entende a língua japonesa. Mas, se você é vegetariano ou vegano, encontrar comida no Japão pode ser ainda mais difícil! Então, neste post traremos 10 dicas de viagem para você ter uma deliciosa jornada no Japão!

1 – Happy Cow

Happy Cow

Fundada em 1999, o site foi construído para ajudar os viajantes vegetarianos e veganos a encontrar as opções disponíveis para comer fora e para comprar produtos. Com uma base de dados que abrange 183 países (incluindo o Japão, é claro), nos últimos 18 anos o site tornou-se um dos recursos mais vitais para o seu público alvo.

No site/aplicativo Happy Cow você pode encontrar restaurantes vegetarianos e veganos localizados na área onde você está. Além disso, é possível visualizar comentários, fotos e, até mesmo, aprender algumas frases úteis em japonês para pedir a sua comida!

2 – Bento.com

bento.com

Outro site bastante útil é o guia de restaurantes locais Bento.com. Com mais de 25 anos de existência, este site possui uma lista exaustiva de restaurantes de várias partes do Japão. É possível realizar pesquisas através dos filtros “vegan” e “vegetarian“. Você ainda pode obter muitas informações extras neste site.

3 – Comunidades Online e Meetup

Meetup

Uma das melhores maneiras de obter informações é conectando-se à comunidades on-line no Japão. Meetup.com tem um ótimo grupo vegano com mais de 5.000 membros! Navegar em seu site antes de chegar ao Japão pode lhe dar muitas indicações de restaurantes.

Você também pode se tornar um membro para participar de um evento enquanto estiver na cidade ou para fazer perguntas na página de discussão em grupo. Essas pessoas têm todas as últimas informações sobre os melhores lugares para comida vegetariana em Tokyo e você pode pedir dicas para locais em todo o país.

4 – Expressões Úteis

Just Hungry

Se você é vegetariano ou vegano, comunicar as suas restrições alimentares aos japoneses pode ser um problema, especialmente quando você não fala o idioma. Para isso, o site Just Hungry criou cartões imprimíveis com expressões em japonês e em inglês para ajudar viajantes de todos os tipos. A ideia é imprimir os cartões com antecedência, levá-los em sua viagem e mostrá-los quando necessário.

É bom também aprender algumas frases simples e úteis. A seguir, alguns exemplos:

  • わたしはベジテリアンです。(Watashi wa bejiterian desu.) = Eu sou vegetariano.
  • 肉と魚は食べません。(Niku to sakana wa tabemasen.) = Eu não como carne e peixe.
  • この料理は肉が入っていますか? (Kono ryōri wa niku ga haitte imasu ka?) = Este prato contém carne?
5 – Tofu, onigiri e muitos pratos saborosos
tofu
(Crédito: Divulgação)

Existem muitos alimentos japoneses que não contêm nada de origem animal. Muitos deles podem ser encontrados em quase qualquer restaurante japonês, izakaya (bar japonês) e em algumas lojas de conveniência.

Alguns exemplos são: onigiri, mochi, pratos com tofu, vegetais em conserva (tsukemono), natto (soja fermentada), edamame (soja imatura), tempura de legumes, misoshiru (cuidado com as sopas que incluem peixe e moluscos) e kushiage (alimentos fritos espetados em um palito) de vegetais.

Além disso, assim como existem restaurantes de ramen ou restaurantes de yakiniku no Japão, você também pode encontrar restaurantes especializados em um tipo particular de comida que não contenha carne.

Um exemplo é o restaurante de tofu, onde este alimento é preparado de diversas formas diferentes. Ume no Hana é uma famosa cadeia que possui mais de 11 estabelecimentos em Tokyo.

A maioria dos restaurantes especializados em kare possui pelo menos uma opção de prato vegetariano. Ramen sem adição de produtos de origem animal também pode ser encontrado. O restaurante T’s Tan Tan, em Tokyo, é especializado em ramen vegano.

6 – Okonomiyaki

okonomiyaki
(Crédito: The Dragon Trip)

Okonomiyaki significa, aproximadamente, “cozinhar aquilo que você gosta, da maneira que você deseja”. Por isso, é fácil escolher os ingredientes e torná-lo vegetariano.

Leia também:

7 – Kaitenzushi

kaitenzushi
(Crédito: Sora News 24)

Estes restaurantes de sushi de esteira rolante (kaitenzushi) são perfeitos para viajantes vegetarianos e veganos. Quando você pensa em sushi, provavelmente, a primeira coisa que lhe vem a cabeça é peixe. Entretanto, é possível encontrar uma grande variedade de tipos de sushi vegetarianos. Alguns exemplos são: hosomaki de pepino, sushis de vegetais em conserva, sushi de ovo (tamagoyaki) e sushi de abacate.

A vantagem deste tipo de restaurante é que você pode simplesmente visualizar o alimento na esteira rolante e pegar apenas os pratos que você deseja.

8 – Cuidado com o dashi

dashi
(Crédito: Japan Centre)

Se você é um vegetariano que não come peixe, então você precisa ser ainda mais vigilante. Muitos pratos, molhos e sopas – sem carne ou frutos do mar visíveis – são feitos com uma base de caldo de peixe (dashi).

9 – Restaurantes indianos

comida indiana
(Crédito: Japan Vegan)

A comida indiana é muito popular no Japão. E a sua culinária apresenta muitos pratos sem carne, peixe ou outros produtos de origem animal.

10 – Comer em um templo

Shojin ryori servido no alojamento de um templo budista em Monte Koya. (Crédito: Inside Japan)

No Japão, é possível passar a noite em alguns alojamentos de templos budistas. Esse tipo de hospedagem é chamado de shukubo. A estadia geralmente inclui duas refeições vegetarianas budistas (Shojin Ryori).

O site Temple Lodging in Japan é um ótimo recurso para escolher e organizar uma estadia em templos de várias regiões ao redor do país.

 

Viajar para o Japão mesmo sendo vegetariano ou vegano não só é possível, como também pode ser bastante prazeroso e divertido!

Fonte: Voyapon, Savvy Tokyo, Japan Info, Inside Japan

japao vegano

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link