Okonomiyaki (お好み焼き) é um dos alimentos mais populares do Japão. Trata-se basicamente de uma panqueca frita japonesa feita com vários ingredientes.
“Okonomi” significa “o que você quer” ou “do seu desejo” e “yaki” significa “grelhado” ou “frito”. Sendo assim, o nome deste prato quer dizer basicamente “cozinhar aquilo que você gosta”.
No entanto, você sabia que existem dois tipos distintos de okonomiyaki no Japão? São eles: estilo de Osaka e estilo de Hiroshima. Confira quais são as principais diferenças entre estas duas variedades de okonomiyaki:
O básico
A base do okonomiyaki é essencialmente a mesma: farinha, ovo e dashi. Depois, são adicionados variados ingredientes, sendo repolho e porco os mais comuns. Uma vez que a panqueca fica pronta, coberturas como molho para okonomiyaki (caldo adocicado, grosso e à base de soja) e maionese japonesa são adicionados. Entretanto, em algum momento desse processo de preparação, os caminhos começam a se divergir:
Leia também:
- 10 tipos de comidas de rua que são a cara do Japão
- 10 incríveis pratos “Yaki” do Japão que você precisa provar
Estilo de Osaka
O estilo predominante de okonomiyaki é a versão de Osaka (região de Kansai). Portanto, este é o mais comumente consumido em todo o Japão, podendo ser facilmente encontrado nos restaurantes especializados e nas barracas de comida de rua.
Nesta versão, todos os ingredientes são misturados e cozidos juntos. O produto final é uma panqueca sólida coberta com molho para okonomiyaki e maionese japonesa.
Dê uma olhada em seu preparo:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Y33iFBt1_PA]
Estilo de Hiroshima
O outro estilo de okonomiyaki é a versão de Hiroshima. Nele, os ingredientes são colocados um a um, em camadas, ao invés de serem misturados. Além disso, esta receita contém macarrão no fundo.
Entenda melhor como ele é preparado:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=izysqFvM-po]
Naturalmente, ambas as regiões afirmam que seu estilo é o melhor. Mas, o que você acha?
Fonte: wasa-bi, odigo, YouTube/Just One Cookbook