8 Comidas típicas da província de Aomori no Japão

A província de Aomori fica localizada mais ao norte de Honshu, a principal ilha do Japão. Apesar de estar longe da movimentada Tokyo e da tradicional Kyoto, Aomori é um destino espetacular!

A cada temporada, a região tem algo de especial para oferecer. Durante a primavera, você pode conferir as lindas flores de cerejeira no Castelo de Hirosaki. No verão, conheça o famoso festival Nebuta Matsuri com seus espetaculares e gigantescos carros alegóricos feitos de lanternas. No outono, a região oferece a maior colheita de maçã do Japão. Durante o inverno, confira as fantásticas paisagens repletas de neve.

As comidas típicas de Aomori também não podem ser esquecidas! Nas áreas costeiras, a província oferece peixes e frutos do mar frescos e deliciosos. Além disso, os setores tradicionais da agricultura e silvicultura da região fornecem arroz, grãos, inhame e maçãs.

A região é conhecida por sua forte queda de neve. Por isso, muitos dos alimentos regionais de Aomori são pratos quentes e saudáveis ​​que ajudam as pessoas a suportarem a longa e fria temporada de inverno. Confira 9 pratos famosos de Aomori que destacam a maravilhosa gastronomia da província.

Leia também:

1 – Torta de maçã de Aomori

Torta de maçã de Aomori
(Crédito: en-aomori)

A torta de maçã pode não ser uma receita de origem japonesa, mas como a principal produtora da fruta, Aomori é o lugar certo para apreciar ótimos doces feitos com maçãs.

Na cidade de Hirosaki existe até um guia chamado de “Hirosaki Apple Pie Guide Map” (Mapa Guia de Tortas de Maçãs de Hirosaki), contendo a descrição de cerca de 50 tortas de maçãs locais. Além disso, a cidade é especializada em torta de maçã kyodai (gigante), que possui até dois metros de diâmetro.

2 – Senbei Jiru (せんべい汁)

Senbei Jiru
(Crédito: en-aomori)

Senbei jiru é um prato típico da cidade de Hachinohe, em Aomori. Trata-se um ensopado que inclui pedaços de Nanbu Senbei (biscoito de arroz torrado). Os biscoitos para este prato são chamados de “Otsuyu-Senbei“.

O caldo é feito com ingredientes como porco, frango ou pedaços de peixe adicionados a uma variedade de cogumelos e legumes. Os biscoitos crocantes absorvem o caldo, mas ainda mantêm sua textura crocante.

3 – Bara-Yaki (バラ焼き)

Bara-Yaki
(Crédito: Divulgação)

Bara-yaki é um prato feito com carne bovina grelhada em uma placa quente sobre uma cama de cebolas fatiadas e temperada com molho de soja doce e picante.

Este é um prato de especialidade local da cidade de Towada, embora tenha se originado na cidade vizinha, Misawa. Conta-se que ele foi feito pela primeira vez por imigrantes coreanos, na década de 1950.

4 – Miso Ginger Oden (生姜味噌おでん)

Miso Ginger Oden
(Crédito: Wikimedia Commons)

Oden é um prato japonês tradicional de inverno. Trata-se de uma variedade de alimentos cozidos imersos em um caldo feito à base de molho de soja (shoyu) e peixe (dashi). Ele pode ser preparado com uma série de ingredientes que podem incluir chikuwa (espécie de massa de peixe), inhame, rabanete e ovos cozidos.

Enquanto o oden é popular em todo o Japão, na cozinha de Aomori, ele é servido com miso e gengibre recém-ralado. O prato foi vendido pela primeira vez nas barracas de comida (yatai) instalados próximos à estação de Aomori.

5 – Miso Curry Milk Ramen

Miso Curry Milk Ramen
(Crédito: en-aomori)

Miso Curry Milk Ramen é o estilo local de ramen, que foi inspirado no miso ramen de Sapporo. Ele é feito adicionando-se pó de curry e miso ao caldo à base de leite. O prato também leva carne de porco, takenoko (broto de bambu), moyashi (broto de feijão) e wakame (alga marinha), juntamente com um pouco de manteiga.

6 – Igamenchi (いがめんち)

Igamenchi
(Crédito: aomori net)

Igamenchi é um prato feito com tentáculos de lulas picadas e vegetais que são empanados e fritos. Esta comida originou-se em torno da área de Hirosaki. À medida que a cidade está localizada no interior da província, os habitantes locais tradicionalmente usavam lulas secas para fazer o seu sushi. Para evitar o desperdício, eles desenvolveram uma receita para usar os tentáculos que sobravam de sua receita.

7 – Ichigo-ni (いちご煮)

Ichigo-ni
(Crédito: Divulgação)

Ichigo-ni é uma sopa de frutos do mar com abalone (awabi) e ouriço-do-mar (uni) frescos. Este prato é tradicionalmente apreciado durante o Ano Novo e em outras ocasiões especiais. Embora o nome inclua a palavra “ichigo” (morango), a fruta não faz parte da receita. Em vez disso, “ichigo” faz referência a imagem, semelhante ao morango, do ouriço-do-mar brilhante flutuando sobre o caldo.

8 – Ke no shiru (けの汁)

Ke no shiru
(Crédito: Divulgação)

Ke no shiru é um prato de inverno nutritivo que consiste em uma mistura de vegetais e tofu cortados em cubos cozidos com sal e miso. Seus ingredientes podem incluir cenoura, rabanete, konnyaku e bardana. Este prato também é tipicamente servido no Ano Novo.

Alguém já comeu algum desses pratos?

Fonte: Gurunavi, Japan Info

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link