De nigirizushi de salmão à chirashizushi: Tipos de sushi de salmão no Japão

Apreciado pelo sabor suave e teor de gordura agradável, o sushi de salmão já conquistou o paladar mundo afora! Mas, apesar da sua atual popularidade, o salmão é um ingrediente relativamente novo para sushi. Até cerca de 30 anos atrás, os japoneses só comiam este peixe cozido ou grelhado.

Por ser propenso a parasitas, este peixe era evitado pela maioria. Agora, o salmão usado para sushi é congelado, geralmente assim que ele é retirado da água. Este processo mata tais organismos perigosos, afetando minimamente a qualidade, o sabor e a textura do peixe.

Hoje em dia, o salmão está entre os peixes para sushi mais populares, podendo ser apreciado por todo o país. Em japonês, salmão é “sāmon” (サーモン). Ele também pode ser chamado de “sake” (鮭-さけ) ou “shake” (鮭-しゃけ), mas quando se fala sobre sushi de salmão, o termo sāmon é o mais comum.

Confira as diferentes variedades de deliciosos sushi de salmão que podem ser encontradas no Japão:

1 – Salmon Nigiri (サーモン握り寿司, Sāmon nigirizushi)

nigirizushi de salmão
(Crédito: Divulgação)

Bastante comum, o salmon nigiri (nigirizushi de salmão) é um bolinho de arroz com formato alongado, moldado à mão e coberto por uma fatia do peixe. Ele é comumente apreciado com wasabi e shoyu (molho de soja).

2 – Aburi Salmon Nigiri (炙りサーモン握り寿司, Aburi sāmon nigirizushi)

Aburi Salmon Nigiri
(Crédito: Gurunavi)

O estilo “aburi” refere-se ao nigirizushi em que o peixe é parcialmente grelhado (parte superior) com um maçarico. No aburi salmon nigiri (nigirizushi de salmão aburi), cria-se uma superfície dourada e um interior suculento.

3 – Saikyo Miso-Broiled Nigiri (サーモンの西京味噌炙りの握り寿司, Sāmon no Saikyō miso aburi no nigirizushi)

Saikyo Miso-Broiled Nigiri
(Crédito: Gurunavi)

Saikyo miso é uma pasta de soja fermentada originária da região de Kyoto. Ela é conhecida por seu sabor delicado e naturalmente doce que combina perfeitamente com a gordura do salmão. O saikyo miso-broiled nigiri (nigirizushi de salmão grelhado com Saikyo Miso) é feito com o peixe que foi marinado neste miso e ligeiramente grelhado com um maçarico.

4 – Salmon harasu nigiri (鮭ハラス握り寿司, Sake harasu nigirizushi)

Salmon harasu nigiri
(Crédito: Gurunavi)

Salmon harasu refere-se à barriga do salmão, que é a parte mais gorda do peixe. O salmon harasu nigiri (nigirizushi de barriga de salmão) é dificilmente encontrado nos menus de kaitenzushi (restaurante de sushi de esteira rolante). É mais provável que você o encontre em outros tipos de restaurantes de sushi.

5 – Salmon Hosomaki (サーモン細巻き, Sāmon Hosomaki)

hosomaki de salmão
(Crédito: Gurunavi)

Salmon Hosomaki (Hosomaki de salmão) são rolos de sushi finos com nori (folha de algas marinhas) no exterior e arroz e peixe na parte de dentro.

Leia também:

6 – Salmon Temaki (サーモン手巻き, Sāmon temaki)

temaki salmão
(Crédito: Gurunavi)

Salmon Temaki (temaki de salmão) é uma forma simples e saborosa de apreciar um sushi de salmão. Ele é feito com uma pequena folha de nori coberta com arroz de sushi, salmão cortado e guarnições. Depois ele é enrolado à mão em formato de cone.

 

7 – Salmon Oshizushi (サーモン押し寿司, Sāmon oshisushi)

Salmon Oshizushi
(Crédito: Gurunavi)

Oshizushi, ou “sushi prensado”, é um estilo tradicional de sushi que se originou na região de Kansai, no oeste do Japão. O salmon oshizushi (oshizushi de salmão) é feito com um molde de madeira em que o arroz de sushi, peixe e outros ingredientes são adicionados e pressionados para produzir o formato de um bloco firme. Depois, ele pode ser cortado em pedaços individuais em triângulo, retângulo ou quadrado. O salmon oshizushi pode ser feito com salmão defumado, cru ou grelhado com maçarico.

8 – Salmon Nigiri with Assorted Toppings (Nigirizushi de salmão com coberturas variadas)

Salmon Nigiri with Assorted Toppings
(Crédito: Gurunavi)

Uma variedade de coberturas podem ser adicionadas ao nigirizushi de salmão. Os restaurantes kaitenzushi geralmente fazem diversas combinações únicas e não tradicionais para seus sushis.

Procure por fusões mais tradicionais como o salmão com tobiko (ovas de peixe voador) às combinações mais inusitadas como salmão coberto com queijo ralado ou salmão marinado com maionese e cebola em fatias finas.

9 – Ikura Gunkanzushi (イクラ 軍艦寿司, Ikura gunkanzushi)

Ikura Gunkanzushi
(Crédito: Gurunavi)

Ikura são as ovas de salmão identificadas pelo seu tamanho grande, cor vermelho-alaranjada brilhante e sabor amanteigado. Quando comido em sushi, ele é normalmente servido como “gunkanzushi“, também conhecido como “gunkan maki” ou “sushi navio de guerra”. Ele é um sushi pequeno e ovalado. Nele, o arroz fica na parte inferior, enrolado com nori, com o recheio empilhado no topo.

10 – Salmon Chirashizushi

Salmon Chirashizushi
(Crédito: Gurunavi)

Chirashizushi, que pode ser traduzido como “sushi espalhado”, é um estilo de sushi onde as coberturas estão espalhadas sobre um prato de arroz de sushi. Além do salmão cru, o salmon chirashizushi (chirashizushi de salmão) normalmente inclui omelete japonês finamente cortado e ovas de salmão.

Ao visitar o Japão, certifique-se de experimentar diferentes tipos de sushi de salmão! Deixe nos comentários o seu preferido!

Fonte: Gurunavi
Imagem destacada: Pixabay

Comentários

Copy link