Por dentro dos bentos japoneses: tipos e ingredientes

Nada de arroz, feijão, bife e farofa. Nada de sanduíches. O “bento” (弁当, bentō) japonês é conhecido pelas suas porções elaboradas, balanceadas e esteticamente bonitas. Uma boa marmita japonesa é preparada com atenção aos detalhes e com uma variedade de sabores, texturas e grupos de alimentos.

Mas existem vários tipos de bento, cada um com seu próprio propósito e configuração apropriada. Conheça algumas das versões de marmitas japonesas mais comuns do Japão. Além disso, saiba quais são as comidas presentes na maioria dessas refeições.

Tipos de bento

Makunouchi Bento

Makunouchi Bento
(Crédito: misono-ryouri)

O “Makunouchi bento” (幕の内弁当) consiste principalmente de arroz em um lado e pequenos acompanhamentos em outro.

Este estilo de bento foi originalmente servido em teatros de Kabuki, no período Edo (1603 a 1867), como uma refeição para atores e membros da audiência durante os intervalos das apresentações teatrais.

Hoje, ele pode ser encontrado em restaurantes, lojas de departamento e lojas de conveniência. Embora a seleção dos ingredientes e o número de itens em um makunouchi bento variem bastante, ele geralmente contém mais elementos e custa mais do que outras marmitas japonesas.

Koraku Bento

Koraku Bento
(Crédito: All About Japan)

Koraku Bento” pode ser traduzido como “marmitas para piquenique”. Estes bentos grandes são feitos para serem compartilhados entre um pequeno grupo. Eles são especialmente comuns durante a temporada de “hanami” (visualização das flores de cerejeira) na primavera e do “momijigari” (apreciação das folhagens de outono).

Como muitos pratos japoneses tradicionais, os itens incluídos na marmita são escolhidos de acordo com os ingredientes da época. Onigiri (bolas de arroz) e makizushi estão quase sempre presentes no koraku bento.

Hinomaru Bento

Hinomaru Bento
(Crédito: Divulgação)

Hinomaru” (日の丸, círculo do sol) é outro termo para a bandeira japonesa. O “Hinomaru Bento” leva apenas uma ameixa em conserva (umeboshi) no centro da porção de arroz. A ameixa avermelhada é colocada propositalmente para simbolizar o círculo vermelho da bandeira japonesa.

O umeboshi, caracterizado pelo seu sabor ácido e salgado, também atua como conservante natural para manter a refeição fresca. Geralmente, o arroz vem acompanhado de outras guarnições.

Kyaraben

kyaraben
(Crédito: Divulgação)

Kyaraben“, também chamado de “charaben” é um estilo de bento em que o arroz e os acompanhamentos são moldados em formatos de personagens populares, animais fofos e plantas.

Geralmente feito para crianças, esse tipo de marmita foi criado pelas mães japonesas com o intuito de incentivar os filhos a comerem uma ampla variedade de alimentos. E, da mesma forma que os bentos tradicionais, a finalidade é de que o kyaraben seja apetitoso, balanceado e visualmente bonito.

Ekiben

ekiben
Toge no kamameshi da Estação Yokokawa, Gunma. (Crédito: Divulgação)

Ekiben” são refeições vendidas nas principais estações de trem do Japão. Ele caracteriza-se por oferecer pratos tradicionais locais da região em que se está comprando a comida. O ekiben foi projetado para ser degustado dentro de um trem, principalmente em percursos mais longos.

Aisai Bento

Aisai Bento
(Crédito: Divulgação)

O “aisai bento” (愛妻弁当), ou “bento feito por esposas amorosas”, são marmitas especiais que as esposas fazem para os seus maridos.

Shikaeshi Bento

Shikaeshi Bento
(Crédito: Divulgação)

Após discussões com os maridos, há muitas esposas que deixam de fazer as suas marmitas. Mas, algumas mulheres são bastante espirituosas e preferem se vingar com o “Shikaeshi Bento” (仕返し弁当), ou seja, “bento da vingança”. Algumas mães também fazem isso com os seus filhos desobedientes.

O resultado pode variar conforme a criatividade de cada pessoa. Alguns exemplos são: palavra “baka” (idiota) escrito com nori (alga marinha), caixa repleta de umeboshi ou uma marmita com arroz cru e um recado dizendo: “Crime e punição” (罪 と 罰, tsumi to batsu) – como na imagem.


 Leia também:


Comidas típicas de bento

Arroz

 

Este é o ingrediente básico de quase todo bento. O arroz pode ser preparado de várias maneiras, como hakumai (arroz branco), genmai (arroz integral), sekihan (arroz cozido com azuki), zakkokumai (arroz com grãos), wakame gohan (arroz misturado com algas marinhas) e noriben (arroz coberto com uma folha de nori).

Umeboshi

umeboshi
(Crédito: Divulgação)

Ameixa japonesa em conserva.

Saladas

salada
(Crédito: Cooking the Globe)

Geralmente, os japoneses escolhem legumes e verduras da estação.

Tamagoyaki

tamagoyaki
(Crédito: Divulgação)

É um tipo de omelete japonês composto por uma mistura de ovos frito em diversas camadas e depois enrolado.

Agemono

agemono
(Crédito: Divulgação)

Agemono” refere-se a comida japonesa frita. Existem muitos tipos diferentes de agemono incluindo karaage, tempura e croquetes.

Tonkatsu

tonkatsu
(Crédito: Divulgação)

Tonkatsu” é uma costeleta de porco empanada e frita, servida com um molho próprio para este prato.

Peixe grelhado

salmão grelhado
(Crédito: Recipe Tin)

Comumente, usa-se o salmão, unagi e cavalinha.

Nimono

nimono
(Crédito: Divulgação)

Nimono” são alimentos como peixe, carne e vegetais, cozidos lentamente.

Sushi

sushi
(Crédito: Divulgação)

Entre os tipos de sushi mais comumente encontrados nos bentos japoneses estão: niguirizushi, makizushi, hosomaki e uramaki.

 

Tradicionalmente, a mãe da família prepara o bento para seus filhos e seu marido. Mas, hoje, essas refeições também podem ser encontradas facilmente em lojas de conveniência e em lojas de bento (弁当屋, bentō-ya) por todo o Japão.

Qual é o seu tipo de bento preferido? O que não pode faltar no seu bento?

Fonte: Gurunavi, All About Japan, wasa-bi

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link